10 de março, 2011

 

Peregrinação das Crianças foi uma festa
Vamos construir um Portugal melhor!
O apelo foi feito esta manhã em Fátima pelo Bispo de Aveiro, que presidiu à edição deste ano da Peregrinação das Crianças, uma das mais participadas peregrinações ao Santuário de Fátima, todos os anos a 9 e 10 de Junho.
“Queremos construir um Portugal melhor a pensar em vós, a trabalhar convosco e a rezar convosco. Precisamos de olhar o futuro com verdade, com alegria e com esperança”, afirmou D. António Francisco dos Santos que, no final da homilia manifestou a sua alegria pela vinda a Fátima como presidente desta peregrinação. “O bispo de Aveiro gostou muito de estar aqui convosco em Fátima”, disse.
A peregrinação deste ano voltou a acolher na Cova da Iria uma multidão de crianças de todo o país, incluindo das ilhas. Muitas chegaram a Fátima na noite de ontem e a grande maioria chegou esta manhã.
Na celebração principal, a eucaristia, celebrada às 11:00 no Recinto do Santuário, estima-se a participação de mais de 250.000 pessoas, entre as quais cerca de 50.000 mil crianças, que foram convidadas a ocupar a escadaria e o espaço frontal à Basílica.
Na edição deste ano, em que o Santuário evoca as aparições do Anjo em 1916 e o seu convite à adoração a Deus, um apelo especial foi feito a todos os meninos e meninas: “Nós adoramos a Deus quando, ao acordarmos, saudamos os nossos pais, e, depois, ao longo do dia, as outras pessoas que encontramos.

Adoramos a Deus quando sorrimos e dizemos bem de alguém, quando no nosso coração pensamos, dizemos e temos muito amor a Deus, quando na escola estamos com atenção e fazemos os trabalhos bem-feitos, quando não estragamos a água e as plantas, que nos ajudam a viver e tornam a nossa vida mais bela, quando participamos na catequese, quando rezamos, quando convidamos os nossos pais a rezar connosco”, como afirmou o Bispo de Aveiro.
Esta é a peregrinação que junta na Cova da Iria o maior número de autocarros, com grupos de crianças, acompanhadas pelos seus pais, catequistas e outros educadores.
Todos os parques de estacionamento do Santuário de Fátima estiveram totalmente preenchidos, além dos estacionamentos nas ruas da cidade. Muitas famílias optaram por acampar estes dias na cidade.
No final da eucaristia, todas as crianças receberam um desdobrável que recorda as aparições e as orações do Anjo. As duas orações lá impressas foram rezadas em voz alta por todos.
D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, tomou a palavra final, dirigindo-se directamente às crianças. “Vós sois um espectáculo, com a vossa presença tão numerosa, com o colorido dos vossos bonés e das vossas t-shirts, com o sorriso dos vossos lábios e que resplandece do vosso rosto. Sois um espectáculo de beleza e de alegria, só tenho pena não que não esteja aqui um dos nossos canais da televisão para levar esta alegria a Portugal”, afirmou o prelado, recebendo uma enorme salva de palmas. “Vos sois um espectáculo de oração. Viestes aqui reconhecer aqui Jesus, presente na eucaristia, como o maior tesouro, o maior e o melhor amigo”, disse também recordando de seguida as palavras de D. António Francisco dos Santos na homilia.

“Vós sois o tesouro do Mundo, o tesouro de Portugal e da humanidade inteira! Jesus conta convosco para tornar este mundo melhor”, concluiu D. António Marto.
D. Virgílio Antunes na Peregrinação de 2012
A última palavra do bispo de Leiria-Fátima, no momento da despedida final da eucaristia da Peregrinação das Crianças, foi de parabéns e de gratidão a todos aqueles que acompanharam as crianças em peregrinação a Fátima, os seus pais, avós, irmãos e outros familiares, os padres e os catequistas. Uma palavra de agradecimento foi dirigida à equipa do Santuário de Fátima que preparou a peregrinação e para o bispo que a presidiu, D. António Francisco dos Santos, bispo de Aveiro.
Esta foi a última peregrinação organizada sob a coordenação de D. Virgílio Antunes, nomeado bispo de Coimbra e com tomada de posse marcada para 3 de Julho em Fátima. Por isso, D. António Marto manifestou-lhe o seu agradecimento pelo trabalho realizado em Fátima e anunciou que em 2012 será D. Virgílio Antunes, já como bispo de Coimbra, o presidente da Peregrinação das Crianças.
L.S.
 
ARQUIVO
“Pai, Filho e Espírito Santo, eu Vos adoro” é o tema da Peregrinação das Crianças de 2011, que, este ano, no âmbito do primeiro ciclo do centenário das aparições, evoca as aparições e os apelos do Anjo em Fátima.
“Pretende-se desenvolver nas crianças a atitude de adoração a Deus, Santíssima Trindade. No crente, a atitude de adoração é o reconhecimento da transcendência de Deus; é a aceitação do Seu mistério; o desejo de O honrar e glorificar profundamente”, refere a Comissão Organizadora desta peregrinação, grupo presidido pelo reitor do Santuário de Fátima.
Preside à peregrinação deste ano D. António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro.
Para outra informação 
PDF

HORÁRIOS

27 abr 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.