04 de abril, 2016

2016-04-04-aniversariofalecimento.jpg


97º Aniversário do Falecimento do Beato Francisco Marto

Beatificado a 13 de Maio de 2000, pelo Papa João Paulo II 
 

Assinala- se hoje o 97º aniversário do falecimento do Beato Francisco Marto, e o Santuário de Fátima marca a data nas suas celebrações oficiais.

Francisco Marto nasceu a 11 de junho de 1908. Juntamente com a sua irmã Jacinta e a sua prima Lúcia viram o Anjo em 1916 e Nossa Senhora em 1917.

A Irma Lúcia conta nas suas memórias que «Francisco era de poucas palavras; e para fazer a sua oração e oferecer os seus sacrifícios, gostava de se ocultar até da Jacinta e de mim. Gosto mais de rezar sozinho para pensar e consolar o Nosso Senhor que está tão triste». Francisco suportou vários sacrifícios, como prolongados jejuns.

 Na Aparição de Nossa Senhora, o Francisco sempre manifestou o seu contentamento na promessa de ir para o Céu, «Do que mais gostei foi de ver a Nosso Senhor, naquela luz que Nossa Senhora nos meteu no peito», refere a Irmã Lúcia.

Quando adoece, mesmo a sofrer mostra-se sempre alegre, pois sabia que iria para o Céu, «Sofro para Consolar a Nosso Senhor; e depois, daqui a pouco, vou para o Céu» recorda a Irma Lúcia.

Morre serenamente a 4 de Abril de 1919, depois de uma dolorosa doença, oferecendo todos os seus sacrifícios e sofrimentos pela conversão dos pecadores.

Francisco e a sua irmã Jacinta, foram proclamados beatos a 13 de maio de 2000, depois do processo ter entrado no Vaticano em 1988. O anúncio da beatificação foi feito por João Paulo II.

AFL

PDF

HORÁRIOS

23 abr 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.