21 de novembro, 2018

D0109250.jpg

A escultura nº 1 da Virgem Peregrina de Fátima objeto de estudo por especialistas da Escola das Artes da Universidade Católica

Santuário de Fátima procura garantir conhecimento sobre o estado da escultura que se deslocará ao Panamá, para as Jornadas Mundiais da Juventude 2019

 

O Museu do Santuário de Fátima encomendou um estudo sobre os materiais constituintes do suporte e superfície da escultura nº 1 da Virgem Peregrina de Fátima, datada de 1947, que se deslocará excecionalmente ao Panamá no próximo mês de janeiro.

A escultura que entre o dia 30 de outubro, e por um período de 15 dias, esteve à guarda do Centro de Conservação e Restauro da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, foi submetida a um estudo aprofundado, que vai permitir perceber a forma como José Ferreira Thedim a criou, a partir da descrição da irmã Lúcia, a mais velha dos três pastorinhos.

Numa primeira fase desta análise, para perceber o estado de conservação do suporte e detetar intervenções passadas de conservação ou restauro, uma equipa de especialistas realizou fotografias com luz visível, fotografias com luz ultravioleta e radiografia digital. De seguida, para estudar o número e a espessura das camadas de tinta, identificar pigmentos, vernizes e outros materiais utilizados na escultura, foram recolhidas e analisadas micro-amostras com o auxílio de infravermelhos e de raios-x.

O objetivo deste estudo prende-se não só com o conhecimento dos materiais constitutivos da escultura e da forma como foram trabalhados mas também com a necessidade do Santuário ter uma noção aprofundada de como é que ela se encontra dado que voltará a realizar, excecionalmente, uma grande viagem até ao Panamá onde participará na Jornada Mundial da Juventude, em janeiro de 2019, onde estará o Papa Francisco, que escolheu como tema do encontro de jovens uma passagem do Evangelho de Lucas ‘Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38) .

A escultura que deriva da imagem da Capelinha das Aparições feita em 1920, foi construída a partir dos relatos da irmã Lúcia. Além de consolidar o Santuário de Fátima como um centro de culto internacional permitiu que o Santuário se aproximasse dos peregrinos de todo o mundo.

“A virgem peregrina nº 1 é uma das figuras mais simbólicas do catolicismo contemporâneo”, salienta Marco Daniel Duarte, Diretor do Museu do Santuário de Fátima. Desde 1947 que “percorre os caminhos do mundo e em menos de 10 anos já tinha passado pelos 5 continentes”. Os anos de culto e viagem da escultura valorizaram a carga simbólica daquela que é, segundo as palavras do diretor do Museu, “talvez a peça artística mais viajada do mundo”.

Por outro lado, “a própria Lúcia de Jesus afirmou que as imagens de Nossa Senhora de Fátima até àquela época eram demasiado barrocas e que se ela soubesse pintar, ainda que nunca fosse possível fazer aquilo que terá visto, faria uma imagem o mais simples possível toda branca, com um fio dourado na orla do manto” revela Marco Daniel Duarte, Diretor do Museu.

Carla Felizardo, diretora do Centro de Conservação e Restauro da Escola das Artes, refere que “o recurso a técnicas de análise avançadas permite perceber como a obra foi construída e detetar algumas fragilidades da madeira original do suporte invisíveis a olho-nu.” A escultura esteve no CCR da Escola das Artes até 16 de novembro, onde foi executado o reforço estrutural da base.

Esta escultura encontra-se entronizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima desde o ano 2000 tendo saído em situações absolutamente excecionais como foi a peregrinação que fez entre 2014 e 2016 pelos mosteiros de clausura e pelas dioceses portuguesas.

O Santuário de Fátima vai enviar a Imagem Peregrina Nº1 para a Jornada Mundial da Juventude no Panamá, agendada de 23 a 27 de janeiro de 2019, onde o Papa Francisco vai estar presente, e para a qual já enviou uma mensagem

 

Mensagem do Reitor do Santuário de Fátima sobre a deslocação da Virgem Peregrina ao Panamá

 

(notícia atualizada - 12h00)

PDF

HORÁRIOS

16 abr 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço

Missa, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.