13 de janeiro, 2020

2020-01-13_Fatima_ao_pormenor.jpg

A estrela na Imagem de Nossa Senhora de Fátima

 

Permanecem ainda bastantes incertezas sobre o significado da estrela na veste de Nossa Senhora de Fátima. A primeira representação escultórica, do escopro de José Ferreira Thedim, continha duas estrelas, uma junto à cintura e outra no fundo da veste. Inseridos de forma consciente, porquanto não existiam na escultura de Nossa Senhora da Lapa que deu origem à figura da Senhora de Fátima, estes elementos viriam a ser alterados em 1951, sendo o da cintura removido e o da zona inferior da veste simplificado de seis para cinco pontas.

Num interrogatório, a vidente Lúcia virá a dizer que não sabe o significado que a estrela tem, mas, nas vezes em que, nos anos 40 do século XX, foi chamada a dar informações sobre a forma de a Virgem de Fátima se apresentar diz ser necessário que a estrela conste entre os parcos elementos que refere fazerem parte da figuração. Assim, quer os autores eruditos quer os artífices que replicaram os modelos criados por José Ferreira Thedim fazem questão de inscrever a estrela na fronte da veste da Senhora de Fátima, porventura ligada a esse título mariano que Manuel Nunes Formigão tanto apreciava: “Stella Matutina”. Por essa razão, a revista da Congregação por ele fundada se intitula “Stella”. Por essa razão, é legítimo conjeturar que a estrela fizesse parte das anotações que este presbítero deixara em Braga, no contexto do processo de encomenda da primeira escultura de Nossa Senhora de Fátima.

 

Marco Daniel Duarte

Departamento de Estudos do Santuário de Fátima

 
PDF

HORÁRIOS

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.