20 de agosto, 2023

img9075.jpg

“A fé cristã é incompatível com qualquer tipo de discriminação ou exclusão”- padre Carlos Cabecinhas

Missa no Recinto de Oração contou com a participação de milhares de peregrinos, entre eles 36 grupos

 

O Reitor do Santuário de Fátima desafiou os milhares de peregrinos presentes esta manhã em Fátima a combater todas as manifestações de discriminação que ainda subsistem no mundo atual, acolhendo e cuidando dos irmãos.

“No momento em que vivemos, em que subsistem tensões por causa de manifestações de racismo ou tensões por causa  do acolhimento a deslocados, a migrantes  a refugiados, o apelo  da palavra de Deus torna-se ainda mais premente e, por isso, a adesão pessoal a Jesus, a fé cristã,  é incompatível com qualquer tipo de discriminação ou exclusão e não devemos ter medo de o afirmar com toda a convicção” disse o padre Carlos Cabecinhas, convidando os peregrinos a vencer todo o tipo de preconceitos, que já existiam no tempo de Jesus e que ainda “hoje subsistem”.

“É nossa responsabilidade como cristãos abrir a Igreja a todos, para que todos se sintam em casa. Maria, esta Mãe que nos acolhe no seu seio materno, desafia-nos a adesão de fé de que nos fala o Evangelho”, frisou recordando a partir da liturgia proclamada neste XX Domingo do Tempo Comum que a fé resulta de uma adesão pessoal a Cristo.

“Não nascemos cristãos, tornamo-nos cristãos” sublinhou.

img9082.jpg

“O ambiente familiar é importante mas não substitui o esforço pessoal de busca de Deus, uma busca autêntica e pessoal” afirmou destacando que “torna-se cristão quem se deixa tocar por Jesus e pela sua mensagem, deixando que Ele toque o nosso coração, que nos cative”.

O reitor lembrou, a este propósito, o convite deixado pela mensagem de Fátima, exigindo de nós “um esforço de oração pessoal e atitudes coerentes de acordo com a fé que professamos”, concluiu.

Este domingo fizeram-se anunciar 36 grupos no Santuário de Fátima, oriundos de mais de uma dezena de países dos continentes europeu, africano, asiático e americano.

PDF

HORÁRIOS

29 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.