04 de junho, 2023

img8585 (1).jpg

A fé na Santíssima Trindade vence a divisão do mundo, afirma diretor do Departamento de Liturgia

Padre Joaquim Ganhão presidiu à eucaristia dominical na Cova da Iria, onde este domingo estão inscritos 38 grupos de 11 países

 

O diretor do Departamento de Liturgia do Santuário de Fátima desafiou este domingo os cristãos que fazem a experiência da peregrinação a Fátima a deixarem-se envolver na luz de Deus e com ela serem instrumentos do Seu amor diante diante dos irmãos.

“Se alguma coisa Nossa Senhora aqui nos oferece, é a possibilidade de nos sentirmos envolvidos por essa Luz que é Deus de modo a partirmos daqui mais capazes de manifestar a todos, o amor, a ternura, a paz e a misericórdia do nosso Deus” afirmou o padre Joaquim Ganhão aos milhares de peregrinos que este domingo da Solenidade da Santíssima Trindade participaram na eucaristia, no Recinto de Oração do Santuário.

“A fé na SS. Trindade nunca poderá reduzir-se à adesão a uma verdade, mas desafia-nos em cada dia a esse estilo novo de vida, fundado e plasmado naquele mesmo Amor” esclareceu sublinhando que é esta fé que permitirá “vencer a odiosa divisão deste mundo”.

“ É isto mesmo que a liturgia nos convida a rezar hoje: inspira-nos Senhor sentimentos de paz e de esperança, para que reunidos na comunhão da tua Igreja, bendigamos o Teu Nome glorioso e Santo” disse ao refletir sobre o significado desta solenidade imediatamente a seguir à de Pentecostes que encerrou o Tempo Pascal.

“Este Mistério de Amor que é o nosso Deus, permite-nos fazer a mesma experiência que os pastorinhos de Fátima aqui fizeram: sermos envolvidos por esse fogo que é Deus; um fogo que arde sem nos queimar… o fogo do amor divino que nos ilumina, aquece e fortalece para a missão. Desde cedo, logo nas aparições do Anjo da paz, eles foram introduzidos neste mistério de Deus – um Deus no qual se crê – meu Deus eu Creio; um Deus que se adora e se ama” recordou o sacerdote.

“A glória do nosso Deus é o homem vivo, como dizia santo Ireneu, e o homem vivo é aquele que vive em tudo para servir e glorificar a Deus” disse, ainda recordando que Deus "é o Senhor da vida" e " enche de vida aqueles que o acolhem".

"Sermos transparência de Deus é cultivar este amor autêntico", concluiu.

Neste domingo da Santíssima Trindade inscreveram-se no Santuário 38 grupos provenientes de 11 países com destaque para peregrinações da India, Filipinas, Ucrânia, Brasil, Polonia, Itália, Canadá, Estados Unidos da América, entre outros, incluindo Portugal.

Esta tarde, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, decorrerá o III Encontro na Basílica. O diretor do Departamento de Liturgia do Santuário proferirá uma conferência sobre a peregrinação a Fátima como experiência impulsionadora da nova evangelização: “«Se eu pudesse meter no coração de toda a gente»: viver para anunciar a Boa Nova”, a partir do exemplo de Santa Jacinta Marto. O recital, que se seguirá, juntará o Coro do Santuário de Fátima, regido pelo maestro Ricardo Campos, com o organista Sílvio Vicente e Yumiko Ishizuka, no saltério.

Este evento, aberto ao público em geral, terá transmissão on line em www.fatima.pt

 

 

PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.