21 de abril, 2019

119A1558.jpg

 

A grande novidade da Páscoa é que Jesus está vivo e está connosco em qualquer circunstância da vida, diz reitor do Santuário de Fátima

Vigília Pascal reuniu milhares de peregrinos de várias nacionalidades na Basílica da Santíssima Trindade, numa celebração onde os Santos Francisco e Jacinta Marto não foram esquecidos

 

O reitor do Santuário de Fátima afirmou hoje na homilia da Vigília Pascal que é necessário olhar menos para o sepulcro e para a morte e mais para Cristo ressuscitado e vivo “em todos os lugares e circunstâncias”.

“Esta é a boa notícia da noite pascal: Jesus Cristo ressuscitou, está vivo! E doravante está connosco sempre e em todos os lugares e circunstâncias”.

O Pe. Carlos Cabecinhas lembrou o Evangelho proclamado, que narra o caminho feito pelo grupo de mulheres que procuravam o sepulcro para completar os ritos fúnebres de um morto , ainda presas ao passado.

“Também a nós, como a elas, é dirigida, hoje, esta mesma interrogação: “Porque buscais entre os mortos Aquele que está vivo?” Em muitos momentos, não sabemos contar com Cristo vivo, na nossa vida”, afirmou o responsável pelo Santuário de Fátima.

“Vivemos como se Ele estivesse morto, como se não tivesse ressuscitado para nos dar vida; vivemos como se Ele fosse apenas uma figura interessante do passado, mas que não conta para a nossa vida, as nossas opções e atitudes; vivemos como se Ele não estivesse a nosso lado nas dificuldades, nos momentos de escuridão e de trevas; como se Ele nos abandonasse e nos tivesse deixados sós, com as nossas angústias e desânimos; como se Ele já não iluminasse o nosso caminho com a Luz que é Ele mesmo”, prosseguiu exemplificando.

Por isso, “é a nós, hoje, que é dirigida a interpelação: Porque buscais entre os mortos Aquele que está vivo?" afirmou sublinhando que a ressurreição é “o fundamento da nossa fé, da nossa esperança e da nossa confiança” porque acreditar nela é acreditar num Cristo vivo “que enche de sentido as nossas vidas; liberta-nos do medo, dos nossos temores e incertezas; renova a nossa confiança no futuro, porque sabemos que Ele está connosco”.

O Reitor do Santuário deixou, ainda, o desafio da missão: “como as mulheres de que nos falava o Evangelho, que foram levar a notícia aos Apóstolos e a todos os discípulos de Jesus, também nós somos enviados a anunciar esta boa nova da ressurreição, não tanto por palavras, como sobretudo pelo nosso testemunho de alegria por sermos discípulos de Jesus Cristo ressuscitado, por sermos cristãos”. Mas, advertiu, devemos fazê-lo com “alegria” e “entusiasmo” pois um cristianismo “vivido tristemente, sem entusiasmo e sem alegria, é a negação da nossa fé na ressurreição de Jesus”.

A Vigília Pascal na Cova da Iria terminou com a Bênção do Santíssimo, junto à Capela do Santíssimo Sacramento, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade.

Este domingo a Missa de Páscoa será celebrada no Recinto de oração e com ela o Santuário inaugura o horário celebrativo de verão.

 

 

PDF

HORÁRIOS

19 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.