13 de março, 2023

dscf7371.jpg

A mensagem de Fátima apresenta uma “pedagogia naquilo que é a vivencia da Quaresma rumo à Páscoa”

O Pe. Carlos Cabecinhas, presidiu esta manhã à missa da Peregrinação mensal de março

 

O Pe. Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, presidiu esta manhã à missa da Peregrinação mensal de março, na Basílica da Santíssima Trindade. Esta celebração contou com a presença de um grupo italiano.

Neste dia em que se assinala o décimo aniversário da eleição do Papa Francisco, o Pe. Carlos Cabecinhas convidou os peregrinos a rezar de forma particular pelo Sumo Pontífice. A união ao Santo Padre é uma dimensão importante da mensagem de Fátima e rezar pelo Papa e pelas suas intenções “é parte integrante da mensagem e prática diária aqui, no Santuário”.

Francisco vai regressar à Cova da Iria em 2023, onde já esteve nos dias 12 e 13 de maio de 2017, por ocasião do Centenário das Aparições, tendo presidido à canonização dos santos Francisco e Jacinta Marto.

O sacerdote lembrou ainda a questão do abuso de menores, pedindo particularmente orações pelas vítimas, e pelos bispos “a quem cabe tomar decisões neste momento”.

O Evangelho hoje proclamado aponta para “caminhos de conversão para o tempo da Quaresma que estamos a viver”.

“Embora pareça que Jesus recusa o elogio feito a Sua Mãe, de facto declara-a bem-aventurada, pois Maria foi o máximo exemplo da escuta da Palavra de Deus, que soube levar à vida”, explicou, afirmando ainda que é na “atenção à Palavra de Deus, acolhida no coração e levada à vida, que encontramos os caminhos da conversão a que este tempo nos exorta, e o exemplo de Maria serve-nos de guia”.

Ao enaltecer quem escuta a Palavra de Deus e a põe em prática, “Jesus indica-nos também a nós o caminho da bem-aventurança, da felicidade”.

“Seremos felizes se como Maria, escutarmos a Palavra de Deus e a procurarmos pôr em prática no nosso dia a dia”, reiterou o sacerdote.

A dificuldade reside nesse ponto, “viver esta palavra e pô-la em prática, e precisamos da ajuda de Deus”.

Podemos também cotar com Maria, declarou o reitor, que “aqui em Fátima veio ao nosso encontro para nos deixar um veemente apelo à conversão, para nos convidar a uma vivencia séria do encontro com Deus”.

A mensagem de Fátima apresenta uma “pedagogia naquilo que é a vivencia da Quaresma rumo à Páscoa”.

A celebração foi transmitida pelos meios de comunicação social e digital do Santuário de Fátima.

PDF

HORÁRIOS

30 mar 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.