18 de outubro, 2013

 
 
A Mensagem de Fátima
A misericórdia de Deus: o triunfo do amor nos dramas da história Em outubro, o Santuário de Fátima deu a conhecer a mais recente publicação da coleção “Fátima Mensagem”. 
Da autoria do teólogo espanhol Eloy Bueno de la Fuente, o livro “A Mensagem de Fátima. A misericórdia de Deus: o triunfo do amor nos dramas da história” foi apresentado à comunicação social a 12 de outubro, no Santuário de Fátima, e a 28 de outubro, na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.
A primeira apresentação da obra, em Fátima, esteve a cargo do vice-reitor do Santuário de Fátima, padre Emanuel Silva, que, na ocasião, sublinhou aos jornalistas que a obra seria “seguramente, o melhor e mais abrangente livro de teologia publicado sobre a Mensagem de Fátima”.
A apresentação da obra em Lisboa coube ao reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, e contou com a presença do autor do livro, padre Eloy Bueno de la Fuente, e do diretor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), padre João Duarte Lourenço.
Nas palavras do padre Carlos Cabecinhas, “apesar do incómodo e do desafio que pode representar para a reflexão teológica, Fátima é um acontecimento eclesialmente relevante, pelo que não pode ser ignorado pela teologia”, daí a pertinência desta obra de Eloy Bueno de la Fuente.
“Esta obra tem o grande mérito de abordar os acontecimentos de Fátima e o testemunho dos três videntes como ‘nexus mysteriorum’, ou seja, como experiência genuína na qual se intercruzam e implicam as dimensões fundamentais da imprescindível revelação-autocomunicação de Deus Uno e Trino e da livre resposta de fé do homem e da mulher a ela”, considera o reitor do santuário de Fátima, que sublinha que “a mensagem de Fátima não nos desvia para o periférico e secundário, mas leva-nos ao essencial da fé cristã e permite-nos aprofundar a lógica mais radical da revelação do Deus Trindade: o amor de Deus que se manifesta como misericórdia para superar, a partir de dentro, os dramas da história humana”.
Em entrevista à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, o autor, professor catedrático de Teologia Dogmática da Faculdade de Teologia de Burgos, sublinha que “para o nosso mundo, a Mensagem de Fátima atua como uma interpretação profética da história enquanto denúncia dos infernos que gera o egoísmo humano e, por sua vez, destaca a existência de um amor maior – representado por Maria – garantia de que (o Mundo) não acabará em tragédia, graças a testemunhos como os dos pastorinhos que se entregam aos desígnios de misericórdia que lhes foram revelados”.
Eloy Bueno de la Fuente, sacerdote da diocese de Burgos, sempre privilegiou temas relacionados com Eclesiologia e Cristologia. Nos últimos anos optou por dedicar-se de forma aprofundada ao estudo da Mensagem de Fátima, que analisa à luz da documentação histórica e com as ferramentas da teologia atual. No prólogo do título agora lançado, o autor sublinha que as aparições marianas “merecem ser pensadas e compreendidas” por estarem “profundamente imbricadas na vida real do povo cristão e, mais ainda, no cenário da nossa vida social”.
“Um fenómeno tão complexo e de tão difícil interpretação impõe- se como uma aventura, mas também como um desafio, como uma exigência para a reflexão teológica”, refere Eloy Bueno de la Fuente no mesmo prólogo ao sublinhar que “a teologia deve deixar-se visitar por essas experiências tão profundamente humanas e eclesiais”.
O livro está estruturado em duas partes. A primeira tem por título Na carne dorida do mundo, “para abrir o leque dos diferentes
aspetos do drama vivido a nível individual e coletivo”, como as guerras e a violência; a segunda parte, Um testemunho místico e profético, pretende, refere o autor, “manifestar e aprofundar o sentido genuíno da Mensagem dirigida precisamente a esse cenário dramático”, sob diferentes pontos de vista, e em que “os Pastorinhos são as testemunhas desses desígnios de misericórdia que lhe são anunciados”.
A publicação está disponível para venda na Livraria do Santuário de Fátima.
LeopolDina Simões

 
O livro está disponível para venda na Livraria do Santuário de Fátima: [email protected]  
 
 
PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.