27 de maio, 2023

afbanner-encontros-na-basilica-iii23.jpg

A peregrinação a Fátima como experiência impulsionadora de um novo mandato para a missão de evangelização é o tema do III Encontro na Basílica

Diretor do Departamento de Liturgia do Santuário orienta conferência “«Se eu pudesse meter no coração de toda a gente»: viver para anunciar a Boa Nova”

 

A experiência da luz de Cristo vivida pelos três Pastorinhos nos encontros com Nossa Senhora continua a ecoar hoje em Fátima contagiando cada peregrino a ser portador dessa luz em cada ambiente do mundo moderno.

Esta será a ideia central da conferência que o padre Joaquim Ganhão, capelão e diretor do Departamento de Liturgia do Santuário de Fátima desenvolverá no III Encontro na Basílica, que se realizará no próximo dia 4 de junho, pelas 15h30.

“Desde a primeira aurora das Aparições de Nossa Senhora na Cova da Iria, podemos contemplar a radiosa Luz de Cristo Ressuscitado que das mãos de Maria atinge os corações de Lúcia, Jacinta e Francisco. Essa Luz, desde então, arde-lhes no peito com tal intensidade que se torna inquietação verdadeiramente missionária” afirma o sacerdote a partir das palavras de Jacinta, escritas pela Irmã Lúcia na III Memória, onde descreve a inquietante vontade da prima Jacinta  de “meter no coração de toda a gente” o lume que ela própria sentia no seu coração.

“A experiência da primeira hora torna-se desejo e missão que haveria de se concretizar em toda a vida dos Santuário e dos seus peregrinos ao longo do tempo”, refere a nota resumo da conferência.

“Acolher aquela mensagem que se torna Evangelho, boa notícia de que Deus está perto, convida à conversão, quer chegar ao Coração de todos com a sua ternura e misericórdia, quer acender em todos esse lume que arde sem queimar, que aquece, ilumina e abre caminho” acrescenta ainda.

“A vida do Santuário de Fátima situa-se neste `mais algum tempo´ onde o Evangelho continua a ser anunciado a todos como Boa Nova, proposta a partir do Coração Imaculado, onde a Palavra se acolhe, germina e anuncia num estilo materno e num movimento que é caminho para Deus”, afirma o padre Joaquim Ganhão no resumo da conferência que irá proferir.

“Peregrinar a Fátima é ocasião para acolher este feliz anúncio do Evangelho e partir daqui por caminhos novos de vidas iluminadas e transfiguradas, disponíveis para a construção de uma humanidade nova onde habita a justiça e a paz”.

Neste III Encontro na Basílica, o recital que se seguirá à conferência será protagonizado pelo Coro do Santuário, que será dirigido pelo seu maestro, Ricardo Campo, e contará com a participação  de  Sílvio Vicente e  Yumiko Ishizuka.

O padre Joaquim Ganhão é Licenciado em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa, a onde fez uma pós-graduação em Teologia Pastoral. Frequentou o 4.º ano dos Cursos de Verão de Canto Gregoriano na Abadia Beneditina de Valle de los Caídos, em Espanha. É mestre em Sagrada Liturgia pelo Pontifício Instituto Litúrgico de Santo Anselmo – Roma, onde defendeu a tese O Movimento Litúrgico em Portugal.

O III Encontro na Basílica tem entrada livre e terá transmissão em direto em www.fatima.pt

PDF

HORÁRIOS

28 mar 2024

Missa da Ceia do Senhor, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 18h00
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.