21 de fevereiro, 2021

IMG_8247.JPG

A Quaresma é “o momento oportuno para avaliar a vida à luz de Deus, para vermos de que forma cuidamos das nossas relações uns com os outros”

Padre Carlos Cabecinhas presidiu à missa dominical neste primeiro domingo da Quaresma, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

 

O padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, presidiu à missa dominical neste primeiro domingo da Quaresma, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Esta celebração não contou com a presença física de peregrinos, mas foi acompanhada por milhares de peregrinos através dos meios de comunicação social e digital.

Numa referência ao tempo quaresmal, o reitor do Santuário lembrou que se trata de  um " tempo de conversão que nos é oferecido como oportunidade para pôr em ordem a nossa vida, para dar lugar ao que realmente importa, para darmos a Deus o lugar que só a Ele compete no nosso coração”.

“O tempo da Quaresma e a sua duração simbólica de 40 dias têm como modelo o próprio Cristo que se retira para o deserto para orar”, explicou o sacerdote.

O padre Carlos Cabecinhas recordou que foi no deserto que Deus fez a aliança com o seu povo; foi no deserto, que "multiplicou os prodígios em favor dos seus eleitos, saciando a sua sede e fome, guiando os seus passos e dirigindo-lhes a Sua palavra de vida."

Por isso, a conversão é “a palavra que melhor sintetiza o sentido da Quaresma porque este é, por excelência, o tempo dela, o tempo para recordar a nossa condição batismal e a constante necessidade de confrontarmos a nossa vida com Cristo e com as Suas palavras de vida”.

“A Quaresma é a nossa ida para o deserto, à imitação de Cristo”, disse, explicando ainda que é o momento para “dar mais tempo à oração e reavivar a nossa relação com Deus, tantas vezes prejudicada pelo ritmo do nosso dia a dia, tantas vezes afetada pela nossa crónica falta de tempo”.

Mas a Quaresma é também “o momento oportuno para avaliar a vida à luz de Deus, para, à luz da Palavra de Deus, vermos de que forma cuidamos das nossas relações uns com os outros”.

“Este é ainda o tempo para avaliarmos as nossas atitudes e opções, as nossas prioridades e escolhas”, alertou o sacerdote.

Na situação excecional que o mundo vive, em consequência da pandemia, “torna-se ainda mais necessário e urgente este discernimento sobre a nossa vida, esta avaliação das prioridades, este desejo de dar a Deus o lugar que lhe deve pertencer na nossa vida, esta vontade de maior atenção aos outros, sejam aqueles com quem partilhamos o dia a dia, sejam aqueles com quem nos cruzamos”.

“A conversão é necessária e urgente”, e para este caminho de conversão “a Igreja não nos propõe atos grandiosos" mas "meios simples e ao nosso alcance” como a “a oração mais intensa e a escuta mais frequente da Palavra de Deus, as práticas penitenciais, como sinal do nosso desejo de conversão e a atenção aos outros e às suas necessidades”.

A mensagem de Fátima, “com o seu veemente apelo à conversão, conduz a uma vivência séria e intensa deste tempo quaresmal”.

“A mensagem de Fátima apresenta-nos uma verdadeira pedagogia para o itinerário de conversão que nos é proposto no tempo quaresmal”, concluiu.

Neste tempo de pandemia, em que existe a impossibilidade dos peregrinos se deslocarem fisicamente à Cova da Iria para participar nas celebrações, que continuarão sem assembleia presencial, o Santuário de Fátima oferece durante a Quaresma uma proposta de Via-Sacra a exibir ainda todas as sextas-feiras, às 16h00.

O Santuário transmite diariamente três missas - às 11h00, 12h30 e 15h00 - e dois momentos de oração do Terço - às 18h30 e 21h30 -, a partir da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, numa parceria com a TV Canção Nova Portugal. Estas cinco celebrações podem ser seguidas em www.fatima.pt, através do facebook e canal youtube do Santuário, bem como do MEOKanal, posição 707070.

PDF

DESTAQUES

CATEGORIAS

Geral Entrevista

HORÁRIOS

09 mar 2021

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 11h00
Missa

Rosário, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.