16 de fevereiro, 2024

548a4768.jpg

A Winter School 2024, com o título “Digital media for tourism in Creative Cities: experiences from the center of Portugal”, passou esta tarde pela Cova da Iria

Visita ao Santuário de Fátima contou com 31 participantes, de mais de 10 nacionalidades

 

O Winter School 2024, com o título “Digital media for tourism in Creative Cities: experiences from the center of Portugal”, é uma organização entre a Cátedra UNESCO em ICT to Develop and Promote Sustainable Tourism in World Heritage Sites, da Università della Svizzera Italiana, em colaboração com o Departamento de Geografia e Turismo da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e com a Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia da Universidade Europeia de Lisboa. Decorrerá entre 11 e 18 de fevereiro de 2024, em vários locais.

Esta iniciativa passou esta tarde pela Cova da Iria. Os cerca de 31 participantes, de mais de 10 nacionalidades, foram acolhidos por Marco Daniel Duarte, Diretor do Departamento de Estudos e do Museu do Santuário de Fátima, que apresentou o tema “O Santuário de Fátima no contexto do catolicismo atual: a experiência do santuário, entre fé e turismo”.

Na apresentação que fez, Marco Daniel Duarte perspectivou a Cova da Iria como espaço que congrega visitantes com diferentes motivações, na sua maioria peregrinos, mas também turistas, “que se interessam pela história e monumentalidade do lugar e pela sua identidade relacionada com a questão da paz”.

“Em Fátima, mostra-se uma humanidade peregrina: mesmo aqueles que não têm religião gostam de aqui vir, porque aqui encontram um lugar de transcendência, normalmente associado ao tema da paz”, disse o orador, em declarações ao Gabinete de Comunicação do Santuário, no final do encontro.

A passagem por Fátima findou com uma visita aos vários espaços celebrativos e museológicos do Santuário.

Além de palestras, visitas e vivência do patrimônio imaterial local, os participantes trabalharão em grupos sobre desafios reais do turismo que cada cidade enfrenta.

A edição 2024 da USI UNESCO Chair Winter School é realizada em colaboração com o Departamento de Geografia e Turismo da Universidade de Coimbra e a Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia da Universidade Europeia de Lisboa.

O tema que acompanha a escola de inverno deste ano é Cidades Criativas, um programa lançado pela UNESCO em 2004, para promover a cooperação com e entre cidades que identificaram a criatividade como uma estratégia estratégica. fator para o desenvolvimento urbano sustentável. As cidades que compõem esta rede trabalham em conjunto para um objetivo comum: colocar a criatividade e as indústrias culturais no centro dos seus planos de desenvolvimento a nível local e cooperar ativamente a nível internacional. A Rede abrange sete áreas criativas: Artesanato e Arte Popular, Artes Multimédia, Cinema, Design, Gastronomia, Literatura e Música. Quase 300 cidades em todo o mundo aderiram até agora à rede, 9 delas estão em Portugal.

.

PDF

HORÁRIOS

28 abr 2024

Missa, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 16h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.