17 de maio, 2012

 
A peregrinação anual da Adoração Noturna Espanhola ao Santuário de Fátima realiza-se entre 17  e 20 de maio. Trata-se da maior peregrinação estrangeira vinda de um só país, Espanha, e realiza-se desde 1987.
De acordo com a organização, a Adoracíon Nocturna Espanõla traz a Fátima mais de cinco  mil peregrinos, acompanhados por três bispos espanhóis, para quatro dias de um programa “intenso, vibrante, de reflexão e participado”.
A peregrinação deste ano adotou como lema aquele que o Santuário de Fátima propõe atualmente com tema pastoral: “Quereis oferecer-vos a Deus?”, pergunta feita por Nossa Senhora de Fátima aos três  videntes, em 13 de maio de 1917. 
Para que os peregrinos possam preparar e viver melhor a peregrinação, a organização edita um livro, este ano com 216 páginas, com o programa, as orações, muitas fotos e vários textos de reflexão. Além disso, a publicação apresenta-se como um guia, com informação vária relacionada com a história, a mensagem e atualidade de Fátima.
“Deus tem de ser a única razão da peregrinação”, anunciam as primeiras páginas da publicação, onde também é recordado que, desde a primeira peregrinação a Fátima, as intenções de oração dos peregrinos se mantêm: “pedir por vocações para o sacerdócio e rezar pelos sacerdotes”.
Nas palavras do reitor do Santuário de Fátima, publicadas no mesmo livro, o Padre Carlos Cabecinhas saúda os peregrinos espanhóis, faz votos que “os membros da Adoracíon Nocturna Española continuem a desenvolver a sua missão” e realça a “vitalidade da devoção eucarística e mariana” do movimento.
O programa, em especial para os peregrinos vindos do norte, iniciou esta manhã em Coimbra, com a celebração da eucaristia no Convento do Carmelo de Coimbra. Em Fátima estão marcados vários momentos de oração e de celebração, de convívio e de festa.
No domingo o grupo participa na missa internacional das 11:00, que será celebrada no Recinto de Oração do Santuário sob a presidência de D. Augusto César, bispo emérito de Portalegre-Castelo Branco.
Além de outros, destaque-se também a presença de dois outros grandes grupos em peregrinação por estes dias em Fátima:
Durante o fim de semana realiza-se a 60.ª Peregrinação da Família Salesiana a Fátima. As principais atividades de reflexão decorrem, sob o lema "Com Maria - Com os Jovens", no Centro Pastoral Paulo VI, e as de oração e celebrativas têm lugar nos Valinhos, na Capelinha e no Recinto de Oração.
"Queremos fazer deste ano uma grande Peregrinação Mariana, experiência do grande amor que Dom Bosco tinha por Nossa Senhora", refere, como exemplo, a Associação dos Antigos Alunos Salesianos do Estoril.
Por sua vez, a Família Blasiana realiza no domingo, dia 20 de maio, a sua 7.ª peregrinação à Cova da Iria, este ano sob o lema "Família, Redescobre-te no Essencial - Comunhão e Testemunho".
Este grupo pretende  em Fátima "celebrar, em ação de graças, o dom da fundação do Movimento por um Lar Cristão, há 50 anos" e "testemunhar os sinais de ação do Espírito na vida das nossas famílias, como estímulo às outras famílias, em ordem à superação das suas dificuldades do dia a dia e à sua felicidade humana".
LeopolDina Simões

 
 
 
 
 
Fotografia do tapete de flores construído pela Adoracíon Nocturna  Española, junto ao altar do Recinto de Oração do Santuário de Fátima.
O tapete tem como motivo central uma custódia, nomeadamente a representação da custódia oferecida em 2011 pelo grupo ao Santuário de Fátima, e lembra há quantos anos a Adoracíon Nocturna peregrina à Cova da Iria (1987-2012).
PDF

HORÁRIOS

20 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.