22 de dezembro, 2019

2019-12-13_Mensagem_de_Natal_1.jpg

“Disponibilidade e confiança são a atitude certa para viver o Natal”, aponta o reitor do Santuário

Na homilia da Missa deste domingo, o padre Carlos Cabecinhas partiu do exemplo de São José para deduzir a disponibilidade e a confiança em Deus como caminhos para o Advento.

 

A Missa deste IV Domingo do Advento foi presidida pelo reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, que, a partir do Evangelho proclamado, apresentou a atitude de confiança em Deus e de disponibilidade assumida por São José como um exemplo de vivência do Natal.

“José, filho de David, recebe o anúncio do nascimento do Salvador. Deus serve-se dele, um homem simples e de fé profunda, para levar por diante a História da Salvação. José não põe entraves a este projeto de Deus… Assume-o e torna-se Seu colaborador, mesmo sem compreender tudo de forma completa. Confia em Deus e colabora com docilidade”, disse o sacerdote aos peregrinos que se reuniram na Basílica da Santíssima Trindade, ao lembrar que o cumprimento da Salvação “não se realiza sem a nossa colaboração e o nosso drama pessoal”.

A partir deste “exemplo de disponibilidade para Deus” demonstrado por São José, o reitor do Santuário sublinhou a exigência de uma vivência plena do Natal, ao lembrar que “acolher Jesus que vem, significa disponibilizarmo-nos para seguir a vontade de Deus, apesar das dificuldades e, tantas vezes, das nossas perplexidades.”

Olhando para o testemunho de confiança que São José e Nossa Senhora assumiram perante a vinda do Salvador, o padre Carlos Cabecinhas deduziu a “disponibilidade para colocarmos a vida nas mãos de Deus” como a atitude certa para acolher Jesus Cristo.

“Tal como São José, nós também nos sentimos perdidos em alguns momentos, por vezes angustiados, sem sabermos exatamente que fazer, por onde ir ou que opção tomar… Mas somos convidados a passar de uma ponderação meramente humana das situações a uma ponderação à luz da fé, abrindo-nos à vontade de Deus”, concluiu.

PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.