09 de março, 2022

2022-03-09_Voluntariado_Escola_2.jpg

Alunos das escolas de Fátima vieram ao Santuário conhecer e experimentar o museu

Iniciativa pretende ser uma porta de entrada para o voluntariado na Cova da Iria.

 

Esta manhã, 13 alunas do Colégio de São Miguel, de Fátima, vieram à Cova da Iria participar numa atividade formativa no âmbito do voluntariado no Santuário. Depois de uma visita guiada pela exposição temporária “Rostos de Fátima”, as alunas participaram num ateliê de introdução a práticas museológicas, onde puderam experimentar algumas técnicas de conservação e restauro.

“Esta atividade de voluntariado jovem resulta de protocolos estabelecidos com os colégios de Fátima, para permitir aos jovens um primeiro contacto com o voluntariado, mostrando que é possível ser voluntário no Santuário de Fátima, que está de portas e braços abertos para os receber”, explicou Cláudia Camelo, coordenadora da Comissão para o voluntariado no Santuário de Fátima.

Sílvia Pascaru, que frequenta o 10.º anos do curso de artes, aproveitou esta oportunidade para aprofundar o seu conhecimento na área a que dedica os estudos.

“Gosto imenso de ver museus, a forma como se expõem as obras e perceber a história e os materiais por detrás das peças. Gostei muito desta experiência.”

À procura de novas aprendizagens e do enriquecimento de experiências pessoais, Beatriz Olarescu fala de uma iniciativa que avivou a o desejo de ser voluntária na Cova da Iria.

“Aprendi muitas coisas nesta atividade, que recomendo para quem tiver oportunidade. Ajuda-nos bastante, tanto profissionalmente como pessoalmente e despertou em mim a vontade de vir fazer voluntariado no Santuário de Fátima”, disse à Sala de Imprensa do Santuário a aluna, que frequenta o 10.º ano de contabilidade e gestão no Colégio de São Miguel.

O voluntariado no Museu do Santuário de Fátima está aberto a jovens a partir dos 16 anos e possibilita, além destas atividades de carater formativo, a experiências de apoio e acolhimento aos visitantes dos espaços museológicos e de memória.

“O Museu do Santuário de Fátima tem um interesse óbvio em colocar pessoas mais novas a fazer parte do seu grupo de voluntários, mas também tem interesse e o dever de colaborar na sua formação: ajudá-los a perceber o que é o mundo dos museus, na ótica do utilizador e na ótica daqueles que recebem”, refere Marco Daniel Duarte, diretor do Museu do Santuário de Fátima, a propósito desta atividade formativa, que vai além da prática de bem receber os visitantes.

“A informação que se dá a este grupo de voluntários vai também ao encontro sobre o que é um museu: as formas de ali se trabalhar e as suas diferentes áreas, desde as mais visíveis às mais escondidas, ligadas às reservas e ao trabalho que se faz de conservação das obras de arte e do património histórico artístico deste lugar, à sua reabilitação, às intervenções de conservação e restauro, e que estes alunos já experimentaram hoje, a partir da tutela dos conservadores do Santuário”, especifica o diretor do Museu do Santuário de Fátima.

Esta iniciativa repetir-se-á para um novo grupo de 15 alunos da mesma instituição, no próximo dia 21 de março.

Na concretização da sua missão de acolher os peregrinos e de difundir a mensagem de Fátima, o Santuário conta com a colaboração essencial de quase três centenas de voluntários, que, além do acolhimento no Museu do Santuário de Fátima, colaboram em diversas dinâmicas: acolhimento e apoio de peregrinos, apoio nas celebrações (acólitos, leitores, ministros), apoio à ornamentação dos espaços, Coro do Santuário de Fátima, leitores, Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima, apoio à expedição das publicações e apoio nos retiros de doentes.

 

 

PDF

HORÁRIOS

30 mar 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.