21 de outubro, 2021

D0216942.jpg

Ambão do presbitério do recinto de oração

Sob projeto de João Mendes Ribeiro, os lugares litúrgicos do presbitério do recinto de oração, inaugurados em 2016, apresentam-se, sobretudo pelo material de que se constituem (bronze), como marcos de especial importância na paisagem celebrativa de Fátima. Ao local da proclamação da Palavra foi dada particular atenção, apresentando-o como peça vertical, com frontal muito pronunciado nas suas dimensões a fim de que marque visualmente o presbitério e sirva os momentos da proclamação em que vários ministros ali tomam lugar.

Interrompendo a escadaria e projetando-se em direção aos que a escutam, a forma como se implanta a peça informa sobre a importância da encarnação da Palavra que desce do Céu à Terra e, assim, se liga à assembleia que, no recinto de oração, a escuta.  O frontal é composto por um ritmado perfil de linhas verticais que tomam a sua formulação a partir do estudo das linhas musicais do precónio pascal, canto que, na noite santa da Vigília da Páscoa se proclama a partir do ambão, demonstrando assim que é deste lugar que se proclama a boa nova da ressurreição.

Assumindo o ambão como mesa da palavra e, por conseguinte, como lugar da presença de Deus, Mendes Ribeiro recorre, ainda, a um outro elemento cénico para sublinhar essa presença, elemento que foi procurar à práxis da Igreja (a umbela) e à cenografia de Fátima (guarda-sol) quando, no recinto de oração, dezenas de guarda-sóis se abrem para, no momento da comunhão eucarística, assinalar a presença e o encontro entre Cristo e o fiel. Assim, a grande umbela que se abre nos céus do presbitério assinala o “lugar onde se sobe” (=ambão) e onde acontece o encontro.

PDF

HORÁRIOS

27 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.