24 de julho, 2025

no-santuario-de-fatima-o-projeto-ambulancia-magica-deu-vida-ao-sonho-do-senhor-julio.png

Ambulância Mágica deu vida ao sonho do senhor Júlio

O projeto Ambulância Mágica proporcionou ao senhor Júlio, portador de doença terminal, e à sua família, um dia no Santuário de Fátima, para participar na missa e visitar o Recinto de Oração.

 

Os dois tripulantes da Ambulância Mágica, o Bernardo Alves e o José Centeio, viajaram de Coimbra para Viseu, onde o senhor Júlio Costa os esperou para seguir viagem até Fátima, acompanhado pela esposa, D. Marina Arrais, pelos familiares mais próximos (filhas, netos, genros e compadres), bem como pela médica Sara Marques e a enfermeira Ana Daniela Dias, elementos da Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos Dão Lafões, que asseguraram o bem-estar de senhor Júlio em todos os momentos da visita.

O relógio marcava 11h30 quando a ambulância chegou ao parque de estacionamento perto da livraria do Santuário de Fátima. Havia um sorriso estampado no rosto do doente. A enfermeira Daniela começou por dizer que a viagem tinha corrido bem e contou-nos o plano de visita previsto.

santuario-de-fatima-ambulancia-magica-senhor-julio-e-familia.png

Fátima não é um local novo para o senhor Júlio. Desde há 55 anos que vem à Cova da Iria com a esposa, em excursões. Os túmulos dos Pastorinhos, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, é o local que mais gosta de visitar.

Notámos sinais de uma fé sempre presente na sua vida. Ao longo do dia, o sorriso e o olhar contemplativo foram uma constante.

Ao meio-dia assistiram ao rosário e, em seguida, à missa, na Capelinha das Aparições, com toda a família, tal como haviam idealizado. A boa-disposição não faltou nesta visita e seguiram para o almoço.

Durante a tarde, a enfermeira Daniela, entre risos, revelou uma coincidência: “o senhor Júlio antes de irmos almoçar, comentou que adorava o arroz de tomate com peixinho frito. Fomos almoçar à Casa de Nossa Senhora das Dores e o almoço, sem sabermos, era arroz de tomate e filetes”.

Noutro momento, a D. Marina, confidenciou-nos: “ele tem em casa uma Nossa Senhora de cerca de um metro de altura, comprada há 12 anos. Agora quer os Três Pastorinhos para os colocar aos pés de Maria”. A família concretizou-lhe o desejo.

Posteriormente, dirigiram-se à Basílica da Santíssima Trindade e, num momento em família, despediram-se da Virgem Maria na Capelinha das Aparições.

Ao realizar o desejo que tinha formulado há dois anos, o senhor Júlio declarou estar “contente”. Com um olhar sereno, acabou por confessar à enfermeira e à médica: “agora posso partir em paz, estou feliz de estar aqui junto de Nossa Senhora”.

O projeto Ambulância Mágica realiza desejos significativos de pessoas com doenças terminais. Desde janeiro de 2022, já realizou um total de 23 desejos no Santuário de Fátima. Este foi o quinto, desde o início do ano.

santuario-de-fatima-deu-vida-ao-sonho-do-senhor-julio-acompanhado-pela-familia.png

 
PDF

HORÁRIOS

26 jul 2025

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.