31 de março, 2019

3J3A8291.jpg

André Bandeira foi o organista convidado para segundo concerto do Ciclo de Órgão do Santuário

Iniciativa decorreu esta tarde na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

 

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, acolheu esta tarde o segundo concerto do Ciclo de Órgão do Santuário, com o organista André Bandeira, "Em Torno de Widor".

O concerto que abriu com a Sinfonia nº 4 de Widor, uma síntese de vários estilos de música romântica, contemplou mais dois organistas- César Franck e Flor Peeters- que juntamente com Widor têm um denominador comum: a música sinfónica para órgão.

Prosseguiu com o Prelúdio, Fuga e Variação, a composição mais tocada da obra para órgão de César Franck; depois Tocata, Fuga e Hino sobre "Ave Maris Stella", op.28, de Flor Peeters e finalizou com os dois últimos  andamentos da Sinfonia nº 5 de Widor- o Adagio e a famosa Toccata-  este último o mais célebre andamento de todas as sinfonias do compositor.

André Bandeira iniciou a sua formação no Curso de Música Sacra da Diocese do Porto, onde estudou Órgão com Rosa Amorim e, mais tarde, com Paulo Alvim no Conservatório de Música do Porto. Em 2008, concluiu a Licenciatura em Música da Universidade de Aveiro, onde estudou Órgão sob orientação de Domingos Peixoto e, posteriormente, com Edite Rocha, terminando com a classificação máxima a disciplina de Órgão. Em 2013, concluiu o Mestrado em Performance dedicado à obra para órgão de Flor Peeters, com classificação máxima no Recital Final. Teve também oportunidade de fazer Masterclasses de Órgão com reputados organistas internacionais.

Como solista tem realizado concertos por todo o país. Lecionou no Conservatório Regional de Música de Viseu e no Conservatório de Música de Aveiro. É professor de Órgão, Acompanhamento e Improvisação no Seminário Conciliar de Braga e no Conservatório de Música do Porto. É organista na Igreja de Cedofeita (Porto).

Inserido no programa pastoral 2018-2019, com o tema “Dar graças por peregrinar em Igreja”, o Ciclo de Órgão do Santuário é composto por três concertos, onde organistas de grande nível são convidados a interpretar reconhecidos compositores para órgão, durante aproximadamente uma hora.

A 5 de maio, está agendado o último concerto, com a presença do organista Wayne Marshall.

Estes concertos têm entrada livre.

PDF

HORÁRIOS

27 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.