20 de maio, 2019

vblhybvl.jpg

André Pires vai protagonizar recital de órgão na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Iniciativa está marcada para o dia 26 de maio, pelas 15h30, com entrada gratuita

 

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima acolhe no próximo domingo, dia 26 de maio de 2019, pelas 15h30, o terceiro Recital de Órgão deste Ano Pastoral.

O organista responsável por este momento musical será André Pires. O organista iniciou os estudos musicais em 1999, aos 6 anos de idade, na Academia de Música de Vilar do Paraíso (Vila Nova de Gaia), onde ingressou, em 2003, na classe de Órgão do Prof. António Mota, sob cuja orientação concluiu o curso com a classificação máxima. Durante este período venceu o prémio de interpretação “Helena Sá e Costa”.

Entre 2009 e 2011 aperfeiçoou os seus estudos, sob a orientação do mestre Giampaolo di Rosa, período no qual se dedicou a estudar Matemática na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Em 2011 ingressou no Curso de Licenciatura em Música na Universidade de Aveiro (Departamento de Comunicação e Arte), onde estudou Órgão sob a orientação dos professores Edite Rocha e António Mota, tendo realizado com nota máxima todos os exames da disciplina de Órgão.

Participou em master classes com Peter van Dijk, Bernhard Haas, Martin Bambauer, Yoon-Mi Lim e Johann Vexo. Tem-se apresentado em concerto em diversas cidades portuguesas, colaborando, regularmente, nos serviços litúrgicos da igreja de Santo Ovídio.

Do programa constam obras de César Franck (1822-1890), Louis Vierne (1870-1937) e Marcel Dupré (1886-1971).

O recital tem duração prevista de 30 minutos, e entrada livre.

O primeiro recital aconteceu a 30 de dezembro de 2018, pelas mãos de David Paccetti Correia; o segundo aconteceu a 24 de fevereiro de 2019, com Francisco Gomes. Para este ano estão ainda agendados recitais a 30 de junho, com Sílvio Vicente; 28 de Julho com Liliana Duarte; 25 de Agosto com Bruno Teixeira; 24 de Novembro com Ricardo Toste.

O Órgão da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima foi inaugurado no dia 20 de março de 2016, depois de uma grande reestruturação que apostou numa renovação sonora e estética deste poderoso instrumento de 6500 tubos, com um concerto de Olivier Latry, o organista titular da catedral de Notre-Dame de Paris. Estes momentos musicais tem como objetivo para surpreender o peregrino, permitindo ouvir e conhecer todas as sonoridades do grande órgão da Basílica.

PDF

HORÁRIOS

16 jun 2019

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.