18 de janeiro, 2019

2019-01-18_Ciclo_Orgao_Antonio_Duarte_2.jpg

António Duarte inaugura Ciclo de Órgão do Santuário

No primeiro concerto, a 27 de janeiro, o organista titular da Sé Patriarcal de Lisboa vai andar em torno de Bach

 

No primeiro concerto do Ciclo de Órgão deste ano pastoral, agendado para 27 de janeiro, às 15h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, o organista António Duarte vai interpretar um repertório em torno de Bach.

O Ciclo de Órgão do Santuário vai oferecer, ao longo deste ano dedicado a “Dar graças por peregrinar em Igreja”, três concertos, onde organistas de grande nível irão interpretar reconhecidos compositores para órgão, durante aproximadamente uma hora.

O concerto inaugural, que tem como consultor artístico o organista e compositor João Pedro Oliveira, estará a cargo do organista titular da Sé Patriarcal de Lisboa e professor de órgão na Escola de Música do Conservatório Nacional, António Duarte, que irá interpretar peças de Bach (1685-1750) e de dois outros reconhecidos compositores para órgão com ele relacionados: Dietrich Buxtehude (1637-1707) e Georg Böhm (1661-1733).

António Duarte frequentou o Centro de Estudos Gregorianos onde, sob a orientação do professor Antoine Sibertin-Blanc, concluiu o curso superior de órgão. Como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, foi aluno da professora Montserrat Torrent, na classe de órgão do Conservatório Superior Municipal de Música de Barcelona, dedicando-se sobretudo ao estudo da música antiga ibérica. Gravou para a radiodifusão portuguesa e francesa, tendo feito gravações discográficas em órgãos históricos da península ibérica. Tem realizado concertos e masterclasses em diversos países europeus, no México, Japão e Estados Unidos da América.

Os restantes concertos do Ciclo de Órgão do Santuário realizam-se a 31 de março e 5 de maio, com a presença dos organistas André Bandeira e Wayne Marshall, respetivamente.

O concerto tem entrada livre.

 

PROGRAMA

Dietrich Buxtehude (1637-1707)

  • Prelúdio e Fuga em fá sustenido menor, BuxWV 146                    
  • Komm, heiliger Geist, Herre Gott, BuxWV 199                   

Georg Böhm (1661-1733)

  • Prelúdio, Fuga e Postludium em Sol menor                        
  • Vater unser im Himmelreich                                                          

Johann Sebastian Bach (1685-1750)                                               

  • Fuga sopra il Magnificat, BWV 733                                     
  • Herr Gott, nun schleuss den Himmel auf, BWV 617            
  • Schmücke dich, o liebe Seele, BWV 654                              
  • Prelúdio e Fuga em lá m, BWV 543
 
PDF

HORÁRIOS

23 abr 2024

Missa, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 11h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.