12 de outubro, 2015

Apresentadas as conclusões do estudo à Imagem de Nossa Senhora de Fátima

 
Do estudo resultou um conjunto de recomendações que visam a redução do impacto dos fatores de risco a que a Imagem está exposta.
 

O Reitor do Santuário de Fátima, p. Carlos Cabecinhas, apresentou hoje em conferência de imprensa os resultados do estudo material da Imagem de Nossa Senhora de Fátima, venerada na Capelinha das Aparições. A imagem tinha saído do Santuário para ser estudada no Instituto Politécnico de Tomar, nos dias 3 e 4 de junho de de 2013.
Entre as principais conclusões deste estudo, destaca-se uma série de detalhes agora conhecidos em relação à escultura. “Através dos vários métodos tecnológicos usados, na sua maioria não-invasivos”, sabe-se agora que a escultura é “ricamente decorada com ouro de 22 quilates e com incrustações de diamantes e outras gemas”, explica o Santuário. Também em relação à estrutura de suporte da estátua, conhece-se agora “a localização das cavidades internas da peça, permitindo maior segurança em futuras intervenções”.
O estudo permitiu ainda conhecer “pequenos danos no revestimento polícromo, como estalados, fissuras, desgastes e destacamentos pontuais da camada estratigráfica”, danos esses que “resultam essencialmente do manuseamento e deslocação da Imagem em contexto litúrgico, assim como das condições ambientais, de temperatura e de humidade relativa, a que está diariamente sujeita”.
Para além de um maior conhecimento sobre a Imagem, o estudo permitiu estabelecer algumas recomendações com vista a reduzir o impacto dos fatores de risco. O Santuário esclarece que “as equipas envolvidas estão a preparar um plano de conservação”, que será inserido na publicação a editar sobre este estudo, que será apresentada “quando o plano estiver completado”.
O Reitor adiantou ainda que “o Santuário de Fátima procurará implementar as medidas propostas sem colocar em causa a função principal desta Imagem que é a cultual”.
Entre as instituições envolvidas neste estudo, encontram-se, para além do Museu do Santuário de Fátima, os Laboratórios de Conservação e Restaura, de Fotografia e de Vídeo do Instituto Politécnico de Tomar, o Laboratório Hercules da Universidade de Évora, o Centro de Física Atómica da Universidade de Lisboa, e os Laboratórios da Unidade de Investigação & Desenvolvimento GeoBioTEc, da Universidade de Aveiro.
 
João Francisco Gomes

PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.