08 de setembro, 2018

3J3A8932.JPG

“Aqui em Fátima Nossa Senhora oferece-nos a caricia da sua consolação materna a todos e a cada um”

D. António Marto presidiu a celebração da Festa da Natividade da Virgem Santa Maria no Santuário de Fátima

 

O cardeal D. António Marto, presidiu esta manhã a uma celebração da Festa da Natividade da Virgem Santa Maria, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário no Santuário de Fátima, e na qual quatro Irmãs da Aliança de Santa Maria professaram os seus votos.

“O acontecimento que estamos a celebrar toca cada um de nós”, começou por explicar, dizendo que a liturgia de hoje “fala-nos do amor de Deus”.  

O Cardeal afirmou que “O Senhor chama o Seu povo ao deserto para lhe falar na intimidade e ao coração, para lhe falar dentro do coração como quem grava aí o Seu amor”, e desse modo “também nós somos discípulos dos nossos tempos”.

“Jesus fala da Glória, do esplendor radiante do amor de Deus, que salva e que Jesus veio trazer aos nossos corações”, lembrou, explicando que este amor é “eterno e Santo, e habita no coração de cada um de nós, que realiza a comunhão da vida divina, e o sinal deste amor é a unidade fraterna”.

O bispo de Leiria-Fátima, perante as centenas de pessoas presentes na eucaristia, disse que a “unidade fraterna” é “uma força de atração missionária capaz de vencer resistências e muros, e irradiar a beleza do testemunho cristão para que o mundo acredite”.

“Esta unidade anima e sustenta os mais belos amores humanos, as relações pessoais, o matrimónio, a família, as comunidades, a sociedade”, reiterou.

O prelado deixou um convite a seguir Maria “nas suas pegadas, na entrega total a Jesus e ao seu evangelho, inspirando-nos também na sua mensagem aqui em Fátima, pelo exemplo dos Santos Pastorinhos”.  

“Neste dia em que se celebra a natividade de Nossa Senhora, não se festeja nenhum acontecimento em particular, mas sim o Ser Mãe, o facto de termos uma mãe, esta mãe através da qual o desígnio do amor de Deus se torna concreto para nós”.

D. António Marto recordou que “no aniversário da mãe, nós como filhos queremos fixar o nosso olhar nela, como mãe de ternura, sempre atenta e próxima de cada um de nós, para nos acompanhar ao longo da vida, e como diz o Papa Francisco, como verdadeira mãe ela caminha connosco, combate connosco e torna-nos próximos do amor de Deus por nós”.

“Aqui em Fátima Nossa Senhora oferece-nos a caricia da sua consolação materna a todos e a cada um”, concluiu o Cardeal.

Nesta celebração, quatro Irmãs da Congregação Aliança de Santa Maria fizeram os seus votos.

As Irmãs Sílvia, Verónica e Margarida fizeram os votos de profissão temporária. A Irmã Ângela Oliveira professou os seus votos perpétuos.

A Aliança de Santa Maria teve a sua origem em 1966.

O carisma da congregação é cooperar na Nova Evangelização através do Coração Imaculado de Maria, com este rosto específico da Mensagem de Fátima.

 

PDF

HORÁRIOS

18 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.