08 de agosto, 2023

3j3a5687.jpeg

Arcebispo de Luanda, D. Filomeno do Nascimento Dias, preside em Fátima em Agosto

Peregrinação, que assinala a IV Aparição de Nossa Senhora, reúne migrantes de todas as partes do mundo

 

D. Filomeno do Nascimento Dias, arcebispo de Luanda desde 2014,  é o presidente da peregrinação Internacional Aniversária de agosto, que assinala a IV Aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos, a única de seis que ocorreu fora da Cova da Iria, no Monte dos Valinhos, e fora de um dia 13.

O prelado, que preside igualmente à Conferência Episcopal de Angola e São Tomé, pertence à Ordem dos Capuchinos e é doutorado em Teologia pela Universidade Lateranense de Roma.

Esta peregrinação tem, ainda a particularidade de integrar a Peregrinação Nacional dos Migrantes, que este ano peregrina a Fátima adoptando o lema do Papa Francisco para o Dia Mundial do Migrante “Livres de escolher: se ficar ou emigrar”. Esta peregrinação está integrada na 51ª Semana das Migrações, promovida pela Obra Católica Portuguesa para as Migrações.

A Peregrinação Internacional Aniversária de agosto, que mobiliza sempre muitos emigrantes portugueses que se encontram de férias em Portugal, começa às 21h30, com a recitação do Rosário, na Capelinha das Aparições, seguindo-se a Procissão das Velas e a Celebração da Palavra, no Altar do Recinto. A imagem de Nossa Senhora de Fátima regressará à Capelinha das Aparições na Procissão do Silêncio, seguindo-se madrugada dentro a Vigília.

A procissão Eucarística no Recinto de Oração às 7h00, inicia o dia 13, seguindo-se depois o Rosário na Capelinha, às 9h00. A Missa com a Bênção dos Doentes e a Procissão do Adeus encerram as celebrações do dia 13 de agosto.

Neste dia, como é tradição, iniciada há 83 anos por um grupo de jovens da Juventude Agrária Católica de 17 paróquias da então Diocese de Leiria , haverá a tradicional oferta de trigo. Em 2022, foram oferecidos ao Santuário de Fátima 5.727 Kg de trigo, 3.377,5 litros de azeite e 344 Kg de farinha.

No Santuário durante o ano de 2022, consumiram-se, aproximadamente, 11 000 hóstias médias, 27 hóstias grandes, cerca de 1.565 000 partículas e 420 partículas para celíacos. Foram celebradas 2545 missas do programa oficial.

PDF

HORÁRIOS

13 jul 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 09h00
Terço

Missa, no Recinto de Oração

  • 10h00
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.