25 de maio, 2021

2020-03-13_Fatima_ao_pormenor.jpg

As datas de nascimento de Lúcia de Jesus (28 de março) e de Jacinta Marto (5 de março)

 

Como acontece com tantas pessoas registadas durante a primeira metade do século XX em Portugal, as datas de nascimento que constam nos registos oficiais não correspondem à verdade histórica, porquanto o ser humano é mais que o seu registo notarial.

A inexatidão da data exarada no assento de batismo de Jacinta Marto está relacionada com a práxis de fazer cumprir o legislado acerca da obrigatoriedade de registo num determinado período que, se ultrapassado, levaria ao pagamento de coima. Cruzando as informações dos interrogatórios realizados em 1917 e em 1953 conclui-se que a data tenha sido 5 de março e não a muitas vezes apontada 11 março (oito dias antes do registo do seu batismo).

No caso de Lúcia, a explicação refere-se ao facto de os seus familiares a quererem batizar na Vigília Pascal, dois dias depois do seu nascimento que, segundo as suas Memórias, ocorre em Quinta-Feira Santa, por conseguinte, em 28 de março e não em 22.

Este tipo de desfasamento foi muito recorrente em Portugal, ao longo das primeiras décadas do século XX. As razões que levavam as famílias a tomar este tipo de opções estão normalmente relacionadas com a conveniência da festa do batismo ou com a maior ou menor facilidade das vias de comunicação entre o lugar de nascimento e o lugar onde se efetuava o registo ou até com os trabalhosa agrícolas que tinham agendados.

Em abril de 2016, o Santuário de Fátima assumiu estas datas como oficiais, inscrevendo-as nas lápides dos seus túmulos.

Marco Daniel Duarte

Departamento de Estudos do Santuário de Fátima

 
PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.