08 de julho, 2021

154A7493.jpg

“As procissões são a imagem mais expressiva da veneração a Nossa Senhora de Fátima, pois a procissão permite a proximidade da Imagem aos peregrinos”

6.ª edição dos Cursos de Verão do Santuário de Fátima, que termina amanhã aborda o tema “Os rostos de Fátima: faces visíveis e invisíveis de um fenómeno secular”

 

No segundo dia da 6.ª edição dos Cursos de Verão do Santuário de Fátima os formandos foram convidados a saber mais sobre os "Impulsionadores da globalização do Fenómeno de Fátima", "Os retratos espirituais: o corpus teológico de Fátima" ,  "A experiência orante da Cova da Iria" e "A fisionomia artística do Santuário de Fátima".

“As Peregrinações Internacionais Aniversárias são os elementos mais icónicos e representativos desta paisagem celebrativa”, disse o padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, explicando, ainda, que além destes momentos celebrativos, diariamente o Santuário de Fátima tem ao dispor dos peregrinos sete missas em português e a possibilidade de outras celebrações em outros idiomas para os grupos que assim o pretendam, quatro terços na Capelinha das Aparições e a Procissão das Velas, o sacramento da Reconciliação, adoração permanente ao Santíssimo Sacramento, a Via-Sacra, procissões eucarísticas, oração de Laudes e Vésperas, e a unção dos enfermos, bem como outras celebrações pontuais.

“Falar de toda esta realidade complexa, é um convite a abrir o nosso olhar”, afirmou o sacerdote.

Fátima é um lugar “de forte experiência de Deus e a oração faz parte do amago da mensagem de Fátima como testemunho dessa experiência de Deus e muitos peregrinos procuram essa experiência aqui mesmo, transformar as suas vidas, tal como foram transformadas as vidas dos Pastorinhos”.

“As procissões são a imagem mais expressiva da veneração a Nossa Senhora de Fátima, pois a procissão permite a proximidade da Imagem aos peregrinos”, considera o padre Carlos Cabecinhas, que abordou ainda a Procissão das Velas e do Adeus, como “imagem de marca da paisagem celebrativa de Fátima, que não se esgotam, chamam a atenção para Fátima como lugar de fé com uma vivencia única no mundo”.

O grande auditório do Centro Pastoral de Paulo V acolhe os cerca de 85 participantes, das áreas de ação social, arquivística, artes plásticas, biblioteconomia, ciências sociais, comunicação social, economia, enfermagem, engenharia civil, educação, fisioterapia, segurança, gestão, história, história da arte, medicina, museologia, ortopedia, psicologia, serviço administrativo, serviço pastoral, e turismo.

Amanhã, terceiro o último dia desta iniciativa, os formandos vão ser convidados a descobrir "Os rostos dos media em Fátima e o rosto de Fátima a partir dos Media", "Os rostos e os discursos dos papas em Fátima", e a "Iconografia do peregrino da Cova da Iria".

PDF

HORÁRIOS

20 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.