18 de junho, 2021

154A4118.jpg

Atas do Congresso Internacional do Centenário de Fátima - “Pensar Fátima – Leituras interdisciplinares” estão disponíveis

Publicação foi editada em dois volumes, com textos de 43 autores, de diferentes áreas de estudo

 

O reitor do Santuário de Fátima, o padre Carlos Cabecinhas, anunciou esta manhã, na abertura do Simpósio Teológico-Pastoral “Fátima, hoje: pensar a Santidade” a publicação das Atas do Congresso Internacional do Centenário de Fátima - “Pensar Fátima – Leituras interdisciplinares”.

Esse congresso, com cerca de 500 participantes, ocorrido em junho de 2017, desafiou os investigadores de diferentes áreas do saber a pensar sobre o fenómeno e a mensagem de Fátima numa perspetiva interdisciplinar. Esta iniciativa contou com a colaboração da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, no seguimento dos simpósios já promovidos no âmbito do Centenário das Aparições de Fátima, e estudou Fátima a partir de diferentes prismas, da História à Teologia, da Sociologia à Psicologia, da Arte e do Património.”

Foram sete as áreas científicas em destaque neste congresso: Fátima e as dinâmicas sociais; Fátima na perspetiva de fenomenologia religiosa; a História de Fátima; Mariologia nas fontes escritas de Fátima; Fátima e as linguagens profética e apocalíptica; a Espiritualidade e a Teologia de Fátima e a presença de Fátima ao longo de cem anos.

Este trabalho, deu origem agora à publicação que se apresenta em dois volumes, 945 páginas, com textos de 43 autores de diferentes áreas de estudo. A coordenação esteve a cargo de Marco Daniel Duarte, responsável pelo Museu e Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, e Pedro Valinho Gomes, teólogo e investigador.

Esta obra oferece ao leitor numa primeira parte conferências dos investigadores convidados, e numa segunda parte eixos temáticos propostos à comunidade científica. Assim, constam nomes como D. António Marto, Marco Daniel Duarte, Eloy Bueno de la Fuente, Franco Manzi, Alfredo Teixeira, Gianfranco Ravasi, Isabel Varanda, entre outros.

A celebração do centenário de Fátima foi ocasião para um olhar sobre a história do acontecer de Fátima e as suas implicações religiosas, sociais, culturais e artísticas, o impacto religioso e sociocultural das aparições dentro e fora das fronteiras portuguesas; a influência deste fenómeno na afirmação do catolicismo português; a atenção crescente que os Papas têm dado a Fátima projetando a mensagem a uma escala global; as chaves de leitura que oferece Fátima para um olhar sobre a atualidade são naturalmente temas que podem despertar novas investigações. Por outro lado, enquanto lugar de acolhimento de quantos o visitam, crentes ou não-crentes, o Santuário de Fátima, é espaço privilegiado de estudo de fenómenos diversos como a religiosidade popular, a peregrinação, as práticas votivas e de outras temáticas particularmente pertinentes para as ciências sociais e comportamentais.

A Comissão Organizadora deste Congresso foi presidida pelo Professor João Duque, Presidente do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa. A Comissão Científica foi composta por 44 membros das mais diversas áreas do saber e de diferentes latitudes.

O padre Carlos Cabecinhas lembrou ainda as atas do Simpósio Teológico-Pastoral Fátima, hoje: que caminhos? , ocorrido em junho de 2019, também estão disponíveis.

Nesta obra constam as comunicações de Adrian Attard, Ana Luísa Castro, Carlos Cabecinhas, Helena Vilaça, José Rui Teixeira, Lídia Jorge, Marco Daniel Duarte, Nunzio Capizzi e Paulo Rangel.

PDF

HORÁRIOS

19 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.