09 de junho, 2017

AF_Banner Cartaz Expo Mater Dei.jpg

Basílica da Santíssima Trindade acolhe “Mater Dei” 

Exposição celebra 100 anos das Aparições de Fátima e 300 anos do Patriarcado de Lisboa  
 

A Basílica da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima, acolhe a partir de dia 13 de junho a exposição “Mater Dei”, composta por 25 obras de 25 artistas contemporâneos. As obras de escultura, pintura, desenho e outras técnicas estiveram em exposição na renovada sacristia da Igreja de Nossa Senhora da Conceição Velha, em Lisboa, e chegam agora a Fátima.

A exposição foi concebida para celebrar o tricentenário da concessão do título de patriarcado à diocese de Lisboa e o Centenário das Aparições de Fátima.

“Os artistas representados foram desafiados a selecionarem, de entre a obra já feita, ou a conceberem propositadamente para esta exposição peças que interpretassem a figura da Virgem Maria, tomada pela arte cristã de todos os tempos como expoente máximo da beleza da criação”, explicou Marco Daniel Duarte, Diretor do Museu do Santuário de Fátima em declarações à Sala de Imprensa. 

O historiador disse ainda que “as linguagens usadas são tantas como os artistas que compõem a exposição, 25 nomes que com diferentes técnicas mostram Maria como ícone de maternidade”.

A exposição esteve primeiramente patente ao público em Lisboa e agora em Fátima, entre 13 de junho e 13 de setembro. Toma lugar num espaço emblemático no que respeita à arte contemporânea, o nártex da Basílica da Santíssima Trindade.

“Ao expor estas peças, o Santuário de Fátima assume a sua responsabilidade de mostrar a reflexão artística contemporânea, sublinhando como a arte e a temática sagrada não são conceitos antagónicos, mas lugares de importante reflexão ao nível do pensamento contemporâneo”, e desta forma “entre as diferentes linguagens que o Santuário de Fátima usa para comunicar com a diversidade dos peregrinos, tem estado a artística, não somente nas obras colocadas nos lugares de culto, mas também nas exposições temporárias que o Museu do Santuário de Fátima tem levado a cabo”, reiterou.

Deste espólio fazem parte obras pedidas especificamente para a iniciativa a diversos artistas, entre os quais Pedro Proença, Rui Chafes, Emília Nadal, Graça Pereira Coutinho, Rui Sanches ou Manuel Baptista.

Cartaz

PDF

HORÁRIOS

30 mar 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.