23 de abril, 2022

123.jpg

Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima acolhe Concerto de Páscoa com o título Maria — Totus tuus

Iniciativa acontece a 24 de abril, pelas 15h30, com entrada gratuita

 

 

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima vai acolher no próximo dia 24 de abril, pelas 15h30, o Concerto de Páscoa com o título Maria — Totus tuus.

A cantora soprano lírico spinto, Conceição Seabra Galante, estará acompanhada pelo organista Daniel Ricardo de Pinho. Este momento musical contará ainda com a participação especial do grupo Carmeli Voces Ensemble.

No programa estão previstas várias improvisações do organista, bem como duas estreias absolutas.

Daniel Ricardo de Pinho é natural de Espinho. Estudou órgão no Conservatório de Música do Porto e concluiu a Licenciatura em Teoria/Formação Musical e Direcção Coral na Universidade de Aveiro, sob a orientação de Vasco Negreiros e Evgueni Zoudilkine. Concluiu igualmente a Licenciatura em Música Sacra, com a especialização em Órgão Litúrgico, e o mestrado em Teoria Musical na Escola Superior de Música Sacra e Pedagogia Musical de Regensburg (HfKM) – Alemanha. Estudou canto lírico com Anna Maria Ferrante (Roma), Giovanni Botta (Milão). Nuno de Vilallonga (Lisboa) é o seu actual professor de canto. Atualmente é docente na Escola Superior de Música Sacra e Pedagogia de Regensburg (HfKM) e na Escola Superior de Música e Dança de Colónia (HfMT), onde lecciona as disciplinas de Teoria e Análise Musical, Harmonia, Contraponto e Formação Auditiva.

Conceição Seabra Galante, Soprano Lírico Spinto, natural de Matosinhos, iniciou os seus estudos musicais com cinco anos de idade na Academia de Música Óscar da Silva, concluindo o curso de canto no Conservatório de Música do Porto. Estudou em Lisboa com a cantora lírica Elsa Saque e posteriormente com bolsas de estudo do governo espanhol, português, e única bolseira do Teatro Nacional de São Carlos, por convite. Ingressa na Escola Superior de Canto de Madrid onde obtém o grau de Mestre em canto com média de excelência, sob a orientação das professoras Marimi Del Pozo e Ana Maria Olália. Aperfeiçoou-se em repertório italiano com Sara Sforni Corti, em Milão, Ginno Bechi, e Vitória de Los Angeles. Como cantora solista participou em diversas companhias de óperas, a nível nacional e internacional, nomeadamente o Teatro Nacional de São Carlos. Foi convidada como cantora solista na Santa Missa, no Santuário de Fátima, presidida na visita de Estado de Sua Santidade o Papa Bento XVI, em 13 de maio de 2010. É docente de expressão artística, de coro e de canto lírico na Academia de Santa Cecília, em Lisboa, e no Colégio O Pelicano.

Carmeli Voces Ensemble é um grupo da Cum Corde Cantate — Associação Cultural, fundado em 2021, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Porto. Formado por jovens músicos, dedica-se à divulgação de música sacra e litúrgica, em concertos e celebrações, interpretando um vasto repertório que abrange várias épocas da história da música. Tem direção artística do maestro e compositor Ricardo Rodrigues.

A entrada é livre.

PDF

HORÁRIOS

30 mar 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.