29 de dezembro, 2023

afbannerencontros-na-basilica-i24.jpg

Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima acolhe o primeiro de cinco Encontros da Basílica no ano 2024

“Orai sem cessar” é o tema do momento formativo dirigido pelo padre Daniel Nascimento

 

O primeiro de cinco Encontros da Basílica no ano pastoral 2023/2024, está agendado para dia 07 de janeiro, pelas 15h30. A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima acolhe este momento formativo orientado pelo padre Daniel Nascimento, com o tema “Orai sem cessar”.

“Orai sem cessar” (1 Ts 5,17) é uma das últimas exortações do Apóstolo S. Paulo na sua primeira epístola à comunidade de Tessalónica, fazendo um resumo dos desafios da vida eclesial.

Ao longo de toda a Sagrada Escritura, a importância de uma oração constante é enfatizada de diferentes formas. Todas elas, porém, supõem uma confiança inabalável no Deus que caminha com o seu povo, conforme pode ler-se na sinopse deste encontro.

A tarde finda com um recital, “Mater Dei”, pelo Ensemble Mosaico Espiritual, com a soprano Patrycja Gabrel, a mezzo-soprano Carolina Figueiredo, e Daniel Oliveira, no órgão.

Daniel Nascimento (n. 1981) é presbítero da diocese de Setúbal desde 2011, estudou Teologia na Faculdade de Teologia da UCP (Lisboa) e Ciências Bíblicas e Arqueologia no Studium Biblicum Franciscanum, de Jerusalém. É docente na FT-UCP (Lisboa) e Assistente Nacional do CNE-Escutismo Católico Português.

O grupo MOSAICO ESPIRITUAL convida o público à contemplação e oração através da palavra sacra cantada. Numa autêntica viagem pelas catedrais do século XIX, este agrupamento apresenta alguns dos principais compositores do romantismo tais como Josef Rheinberger, Camille Saint- Saëns, Léo Delibes e Charles Gounod, entre outros. Explorando as cores sonoras, os ecos e as harmonias densas e surpreendentes bem como as melodias profundas onde a palavra se torna viva e elegante, um dos principais objetivos deste projeto é transformar a música em imagem, em cena bíblica, transportando o ouvinte para uma experiência sensorial única tal como numa celebração sagrada. MOSAICO ESPIRITUAL é composto pelas cantoras Patrycja Gabrel e Carolina Figueiredo e pelo organista Daniel Oliveira.

Estão ainda previstos mais quatro Encontros na Basílica a 17 de março, 02 de junho, 08 de setembro e a 03 de novembro.

PDF

HORÁRIOS

28 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.