18 de fevereiro, 2019

2019-02-25_Recital_Orgao_2.jpg

Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima acolhe segundo Recital de Órgão

Iniciativa está agendada para dia 24 de fevereiro, pelas 15h30, com entrada gratuita

 

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima acolhe no próximo domingo, dia 24 de fevereiro de 2019, pelas 15h30, o segundo Recital de Órgão deste novo Ano Pastoral.

O organista responsável por este momento musical será Francisco Gomes, licenciado e mestre em Órgão pela Universidade de Aveiro.

Natural do Porto, iniciou estudos musicais na escola de música Silva Monteiro e posteriormente no Conservatório de Música do Porto. Realizou o curso de música antiga, vertente órgão barroco, em Daroca (Espanha) e participou em Masterclasses de órgão orientadas por Olivier Latry (Paris), Simon Preston (Londres), Marisol Mendive (Ourense), José Luis Uriol (Zaragoza) e Javier Artigas (Murcia). Estudou também Piano de acompanhamento e clássico, canto, técnica vocal e direção coral.

Obtido em 2010 o primeiro prémio no Concurso de Órgão, nível A, do Conservatório do Porto, tem tocado a solo e com orquestra um pouco por todo o país, nomeadamente em três edições do Ciclo de Órgão e Música Sacra do Porto, no II Ciclo de Órgão da Misericórdia de Aveiro e no concerto do 16º Aniversário do grande órgão da Catedral de Leiria.

Lecionou Órgão no Conservatório de Música de Coimbra e fundou o Grupo de Câmara Invictus Ensemble, do qual é seu diretor musical. É diretor pedagógico e professor na Academia de Música de Matosinhos e pianista acompanhador no Coro dos Pequenos Cantores de Matosinhos. É organista titular e diretor de coro na Igreja dos Carmelitas e Igreja do Carmo, e organista residente no grande órgão Heintz da Igreja de Senhora da Conceição (Porto).

No programa constam obras de Louis Nicolas Clérambault (1676-1749), Johann Sebastian Bach (1685-1750),e improvisações sobre temas marianos.

O recital tem duração prevista de 30 minutos, e entrada livre.

O primeiro recital deste ciclo, aconteceu a 30 de dezembro de 2018, pelas mãos de David Paccetti Correia.

 

PDF

HORÁRIOS

19 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.