19 de fevereiro, 2017

3J3A8085.JPG

 

Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima encheu para ouvir o III Concerto Evocativo dos Três Pastorinhos

O concerto estreou obra de Eugénio Amorim pelo grupo Cappella Musical Cupertino de Miranda, sob a direção de Luís Toscano

 

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima acolheu esta tarde o III Concerto Evocativo dos Três Pastorinhos pelo grupo Cappella Musical Cupertino de Miranda, sob a direção de Luís Toscano, com a estreia absoluta de uma obra de Eugénio Amorim, encomendada pelo Santuário de Fátima.

Este momento musical, inserido no Ciclo Louvor Perfeito, no âmbito das celebrações do Centenário das Aparições, evocou a vida e espiritualidade dos Beatos Francisco e Jacinta Marto.

A obra de Eugénio Amorim, teve estreia absoluta esta tarde e tem por nome “Em Teu Ventre” e foi composta para oito vozes a cappella, sobre o texto literário de José Luís Peixoto.

A Cappella Musical Cupertino de Miranda é composta por oito elementos com formação académica específica e criada com o objetivo de divulgar o riquíssimo património da música renascentista portuguesa.

Com uma média superior a quinze apresentações por ano, desde a sua estreia em março de 2010, a Cappella Musical Cupertino de Miranda apresentou já várias dezenas de obras inéditas.

Numa abordagem performativa sem precedentes, alguns destes inéditos têm sido transcritos a partir das fontes originais pelos próprios elementos da Cappella Musical sob a supervisão do seu diretor artístico, Luís Toscano, e do Prof. Doutor José Abreu.

Após ter iniciado a sua atividade como coralista no Coro dos Pequenos Cantores de Coimbra, Luís Toscano prosseguiu os seus estudos musicais no Conservatório de Música de Coimbra, obtendo simultaneamente a licenciatura em Economia na Universidade de Coimbra.

Concluiu, em 2009, o mestrado em Música na Universidade de Aveiro. Especializando-se na música vocal, tanto a solo como em conjunto, dos períodos Renascentista e Barroco, fundou, com Tiago Matias, o grupo La Farsa (com enfoque no repertório para voz e instrumentos de corda pulsada) e foi bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia num projeto de investigação, edição e interpretação de música portuguesa dos séculos XVI e XVII.

Este concerto marcou o inicio da celebração da festa liturgica dos beatos Francisco e Jacinta, que a igreja assinala amanhã, com um programa especial para as crianças.

São esperadas para a ocasião mais de 600 crianças, que terão oportunidade de viver uma experiência única de encontro e descoberta da vida dos dois pastorinhos que, juntamento com Lúcia de Jesus, testemunharam as Aparições de Nossa Senhora em 1917 na Cova da Iria.

Trata-se também de um momento especial para propor aos mais novos Francisco e Jacinta enquanto modelo e referência de vida.

O programa de segunda-feira começa com terço às 10h00 na Capelinha das Aparições, seguido de procissão com os ícones dos pastorinhos para a Basílica da Santíssima Trindade, onde permanecerão todo o dia.

Nesse mesmo dia, a partir das 14h00, vai ter lugar a concentração e o acolhimento das crianças na Basílica da Santíssima Trindade, onde meia hora mais tarde a irmã Ângela Coelho, vice-postuladora da causa de canonização da irmã Lúcia de Jesus, irá fazer uma catequese para as crianças.

Francisco (1908-1919) e Jacinta Marto (1910-1920), foram beatificados a 13 de maio de 2000 pelo Papa João Paulo II, numa celebração que levou milhares de pessoas ao Santuário de Fátima.

Os dois irmãos, que segundo o testemunho reconhecido pela Igreja Católica presenciaram com a prima Lúcia as aparições da Virgem Maria na Cova da Iria e arredores, entre maio e outubro de 1917, são os mais jovens beatos não-mártires da história da Igreja Católica.

O programa deste domingo ainda inclui a vigília na basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

 

PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Missa, em italiano, na Capelinha das Aparições

  • 08h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.