06 de junho, 2022

afbannercursos-de-veraoed722.jpg

Biografia e o contexto histórico de Santa Jacinta Marto são o tema da 7ª edição dos cursos de Fátima

Inscrições para o encontro, que se realiza a 6, 7 e 8 de julho, já estão disponíveis.

 

Estão abertas as inscrições para a 7ª edição dos Curso dos Cursos de Verão do Santuário de Fátima, agendada para 6, 7 e 8 de julho. O encontro tem lugar no Centro Pastoral de Paulo VI e vai aprofundar a biografia e o contexto histórico de Santa Jacinta Marto.

“Além de abordagens sobre a história nacional e local, também se procurará analisar o contexto religioso e social dos inícios da centúria de Novecentos. Merecerá especial atenção o trajeto biográ¬fico e a espiritualidade desta importante protagonista de Fátima, assim como as fontes e as representações artísticas que lhe estão associadas”, lê-se na sinopse que apresenta esta proposta formativa onde estarão presentes investigadores de diferentes academias.

O programa do primeiro dia iniciará com uma abordagem ao período histórico que medeia o nascimento e a morte da Vidente mais nova, com foco na questão religiosa ao tempo da Primeira República, numa apresentação que estará a cargo de Paulo Fontes, do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa. Antes o almoço, Nuno Severiano Teixeira, do Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa, apresentará uma contextualização da participação de Portugal na Primeira Grande Guerra Mundial.

Da parte da tarde, o especialista em história local José Poças das Neves caracterizará o concelho de Ourém, ao tempo das aparições, seguindo-se uma apresentação sobre a sensibilidade devocional da narrativa de Fátima, à luz do pensamento e espiritualidade na Idade Moderna e Contemporânea, a cargo de José Eduardo Franco, do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta. O dia terminará com uma visita à Casa das Candeias, Núcleo Museológico da Fundação Francisco e Jacinta Marto.

O segundo dia de trabalhos é inaugurado com uma reflexão sobre o lugar da criança na sociedade portuguesa, nas épocas moderna e contemporânea, por Maria de Fátima Reis, do Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, seguindo-se uma apresentação, a cargo de Sónia Vazão, do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, sobre as congregações religiosas inspiradas na Mensagem de Fátima.

A investigadora Agripina Vieira, da Techn&Art, do Instituto Politécnico de Tomar, traçará, ao início da tarde, um retrato de Jacinta Marto a partir das fontes de Fátima, apresentação que se estenderá até à prosposta que finalizará a tarde: visita à casa de São Francisco e de Santa Jacinta Marto.

No último dia, o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, apresentará os retratos espirituais de Santa Jacinta Marto, e Marco Daniel Duarte, diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, fará um percurso sobre os retratos de Jacinta Marto nas representações artísticas (fotografia e iconografia). Após o almoço, Sónia Vazão, recordará “Os dias de Jacinta Marto em Lisboa” e Marco Daniel Duarte terminará o curso, de seguida, com o esboço de uma biografia de Santa Jacinta Marto.

Na sessão de encerramento, serão apresentadas as Atas do Simpósio “Fátima, hoje: pensar a santidade”, realizado em junho de 2021.

Para além do programa celebrativo que o Santuário de Fátima propõe, os participantes poderão ainda visitar os seguintes espaços museológicos: a Casa de Lúcia de Jesus, em Aljustrel; o lugar das aparições do Anjo e lugar da aparição mariana de agosto, nos Valinhos;  a exposição temporária “Os rostos de Fátima: fisionomias de uma paisagem espiritual”, no Santuário de Fátima; e o Consolata Museu - Arte Sacra e Etnologia, em Fátima, o Espaço Padre Formigão: Casa do Apóstolo de Fátima e o Núcleo Museológico das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima, localizados nas imediações do Santuário.

Os Cursos de Verão do Santuário de Fátima têm sido promovidos anualmente pelo Departamento de Estudos do Santuário de Fátima a pensar nos investigadores que pretendem estudar o fenómeno de Fátima. Na de 2021, o encontro centrou-se nas “faces visíveis e invisíveis” do fenómeno de Fátima.

O programa completo da edição deste ano, assim como as condições e formulário de inscrição estão disponíveis AQUI.

PDF

HORÁRIOS

19 mar 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 09h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.