06 de setembro, 2019

IMG_0014.JPG

 

Bispo das Forças Armadas e de Segurança preside à Peregrinação Internacional Aniversária de setembro

D. Rui Valério foi nomeado responsável pelo Ordinariato Castrense pelo Papa Francisco em outubro de 2018

 

D. Rui Valério, Bispo das Forças Armadas e de Segurança, preside à Peregrinação Internacional Aniversária de setembro, do ano pastoral com o tema “Tempo de Graça e misericórdia – Dar Graças por Peregrinar em Igreja”, que evoca a dimensão eclesial deste dom que Fátima é para a Igreja e para a humanidade.

O Papa Francisco nomeou D. Rui Valério como bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança em outubro de 2018.

D. Rui Manuel Sousa Valério, responsável pelo Ordinariato Castrense em Portugal, é natural da Urqueira, no Concelho de Ourém, e conta no seu percurso com vários anos de serviço junto das forças militares, especificamente na Marinha Portuguesa.

Entre 1992 e 1993 foi capelão militar no Hospital da Marinha, serviço que assumiu também na Escola Naval, de 2008 a 2011.

Foi no início da década de 90 que D. Rui Valério professou os seus votos perpétuos, dentro da congregação dos Padres Monfortinos, e foi ordenado presbítero, em Fátima, a 23 de março de 1991. Enquanto sacerdote, esteve nas paróquias do Concelho de Castro Verde, na Diocese de Beja, primeiro como coadjutor, de 1993 a 1995, e depois como pároco, de 2001 a 2007.

Foi também coadjutor na Paróquia da Póvoa de Santo Adrião, no Patriarcado de Lisboa, de 1996 a 2001 e nomeado pároco em 2001, missão que exercia antes de ser nomeado bispo.

Em 2016, durante o Jubileu da Misericórdia, D. Rui Valério foi um dos 1071 sacerdotes enviados pelo Papa Francisco como “missionário da misericórdia” às comunidades de todo o mundo.

Em março deste ano, o bispo da diocese das Forças Armadas e de Segurança, presidiu à celebração que encerrou a XIII Peregrinação a pé a Fátima das Forças Armadas e de Segurança. Em junho, presidiu à missa da 38ª Peregrinação Militar Nacional, com o tema ‘Procura a Paz e encontrá-la-ás’.

O início da peregrinação tem lugar no dia 12, às 18h30, na Capelinha das Aparições. À noite, haverá a recitação do Rosário, seguida da Procissão das Velas e Missa da Vigília, no Recinto de Oração, às 21h30 e 22h00, respetivamente.

No dia 13 de setembro, o Rosário na Capelinha das Aparições começa pelas 9h00, seguindo-se a Missa às 10h00 no Recinto de Oração. Nesta celebração tem lugar a bênção dos doentes e a procissão do adeus.

Nos serviços do Santuário fizeram-se já anunciar cerca de 77 grupos de peregrinos oriundos do Reino Unido, Indonésia, Irlanda, Itália, Coreia do Sul, EUA, Holanda, Polónia, Portugal, Austrália, Brasil, Canadá, China, República Checa, Alemanha, Filipinas, Espanha, França, Eslováquia, Ilhas Reunião e Singapura.

A Peregrinação Internacional Aniversária de setembro faz memória da quinta aparição de Nossa Senhora aos três Pastorinhos. Segundo os testemunhos estima-se que tenham estado na Cova da Iria a 13 de setembro  de 1917 entre 20 a 30 mil peregrinos.

As celebrações desta peregrinação têm transmissão em direto em www.fatima.pt.

PDF

HORÁRIOS

23 set 2019

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.