08 de outubro, 2018

2018-10-02_Pregrinacao_Outubro_2.jpg

Bispo de Hiroxima preside à Peregrinação de 12 e 13 de outubro

Presença de D. Alexis Shirahama na Cova da Iria surge no contexto do aumento de peregrinos asiáticos em Fátima e vai ao encontro do “eixo para onde o mundo cristão caminha”

 

A Peregrinação Internacional Aniversária dos próximos dias 12 e 13 de outubro, que evoca a última Aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos na Cova da Iria, em 1917, vai ser presidida pelo bispo de Hiroxima, D. Alexis Mitsuru Shirahama.

A presença do bispo de Hiroxima, na Cova da Iria materializa a atenção que o Santuário de Fátima tem prestado ao continente asiático, proveniência de onde se tem registado um aumento anual de peregrinos, e vai ao encontro do “eixo para onde o mundo cristão caminha”, conforme salientou, no início do ano, o cardeal D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima.

O primeiro momento público do bispo de Hiroxima no Santuário acontecerá na conferência de imprensa, agendada para as 16h00 do dia 12 de outubro, na Sala de Imprensa (Colunata Sul da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima), ocasião na qual o bispo de Leiria-Fátima fará um balanço do ano pastoral de 2017-2018.

Do programa da peregrinação para o dia 12 de outubro constam: a saudação inicial, às 18h30, na Capelinha das Aparições, e a recitação do Rosário, às 21h30, seguida da Procissão das Velas e Missa da Vigília. No dia 13, destaque para a recitação do Rosário, às 9h00, seguida da Missa Internacional, às 10h00, no Recinto de Oração, que terminará com a procissão do adeus.

As principais celebrações da Peregrinação Internacional Aniversária terão interpretação em língua gestual portuguesa, através dos ecrãs disponibilizados no Recinto de Oração e na transmissão em direto na página do Santuário, em www.fatima.pt.

A vinda do bispo nipónico à Peregrinação Internacional Aniversária de outubro foi anunciada oficialmente pelo bispo de Leiria-Fátima em fevereiro deste ano, por ocasião do 40º Encontro de Hoteleiros, que se realizou no Santuário de Fátima. Na altura, D. António Marto revelou que o convite para que D. Alexis Shirahama presidisse à peregrinação surgiu após um primeiro contacto entre ambos, no âmbito de pedido de relíquias de S. Francisco e S. Jacinta Marto.

D. Alexis Shirahama, bispo de Hiroxima desde junho de 2016, nasceu a 20 de maio de 1962 na ilha japonesa de Nakadori, e foi ordenado sacerdote em março de 1990. Estudou até 1995 no Canadá e em França, tendo, no regresso ao país natal, assumido o cargo de reitor do Seminário Católico do Japão, em abril de 2012, lê-se na página da Conferência Episcopal japonesa. O prelado tem como lema para o ministério episcopal “Omnia propter Evangelium” - Tudo pelo Evangelho (tradução livre).

Atento aos conflitos mundiais, D. Alexis Shirahama deixou publicamente, no passado mês de agosto, por ocasião da evocação do bombardeamento atómico de Hiroxima e Nagazaki, em 1945, um apelo a um esforço global pela desnuclearização – com uma referência particular ao entendimento entre as duas Coreias –, na espectativa de uma rápida resolução do tratado sobre a proibição das armas nucleares estabelecido pelas Nações Unidas, no ano passado.

A Peregrinação Internacional Aniversária de outubro evoca a última Aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos, a 13 de outubro de 1917, na Cova da Iria, na qual a Virgem pediu que ali se fizesse uma capela em Sua honra, e que se continuasse a “rezar o Terço todos os dias”, relata a vidente Lúcia de Jesus, nas suas memórias.

Esta é a sexta Peregrinação Internacional Aniversária deste ano pastoral que, sob o tema “Tempo de graça e misericórdia: dar graças pelo dom de Fátima”, tem sublinhado a consciência do dom recebido, como iniciativa gratuita e amorosa de Deus. O ano pastoral que se aproxima do fim está inserido no ciclo pós-centenário que propõe itinerário de três anos e que pretende prolongar, aprofundar e consolidar os dinamismos criados no período do Centenário das Aparições.

 

 

Convite à comunidade surda para a participação nas celebrações da peregrinação de outubro

 

PDF

HORÁRIOS

19 abr 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.