12 de dezembro, 2019

2018-12-30_Missa_1.jpg

 

Bispo de Leiria Fátima destaca o presépio como “sinal da ternura, da fraternidade e da alegria do Natal”

Mensagem de Natal lembra que ninguém pode ficar indiferente perante o outro.

 

O bispo de Leiria-Fátima, cardeal António Marto, alertou hoje para a necessidade da celebração do Natal não “ser reduzida a uma mera comemoração social de uma data do calendário nem ser desfocada por uma visão comercial e de consumo”. O prelado lembra que ninguém pode ficar indiferente perante o sofrimento do outro.

“Correríamos o risco de fazer a festa sem a presença do festejado e o que Ele é e significa para nós”, escreveu D. António Marto na Mensagem de Natal hoje divulgada na página on-line da diocese.

Para o cardeal, “a celebração do Natal é uma festa que toca o coração de muita gente, cristãos ou não, e desperta os melhores sentimentos na sociedade”.

“Para tornar o mundo mais fraterno, para levar a todos verdadeira alegria do Natal é imperativo que demos testemunho com ações concretas de solidariedade e partilha. Ninguém pode ficar indiferente”, refere.

Recorrendo à recente carta do papa Francisco, “O sinal admirável”, D. António Marto sublinha que o presépio coloca os homens “diante do grande mistério da fé”.

“Quando comenta as diversas figuras, o Papa fixa-se nomeadamente na dos pastores, dos pobres e mendigos, das pessoas ‘que não conhecem outra abundância senão a do coração’”, escreve o bispo de Leiria-Fátima.

“Eis-nos diante de um apelo a reconhecer e encontrar Jesus acolhendo-o e servindo-o com ternura, partilha e solidariedade nas pessoas mais frágeis e necessitadas. Que gesto concreto de solidariedade vou realizar neste Natal?”, interpela, desafiando cada um dos diocesanos a ser “portador da Boa-Nova para as pessoas que encontra”.

“O nosso mundo e em especial as crianças e os jovens têm necessidade do testemunho vivo, corajoso e entusiasta desta alegria dos cristãos. Sejamos ousados no envolvimento dos jovens na construção do Presépio, na sua contemplação e na celebração do Natal juntos com eles”, exorta o prelado.

A Mensagem de Natal do bispo de Leiria-Fátima, intitulada “O Presépio, sinal da ternura, da fraternidade e da alegria do Natal”, deixa também um apelo aos católicos da diocese para que participem na campanha “10 milhões de estrelas – um gesto pela Paz”, promovida pela Cáritas Portuguesa, pedindo que, através deste gesto de fraternidade seja possível acolher “a visita de Jesus com o enlevo, a alegria e a disponibilidade da Virgem Maria e de S. José que viveram e sentiram como ninguém a beleza e riqueza do nascimento de Jesus para o mundo inteiro”.

O cardeal D. António Marto presidirá no próximo domingo à missa das 11h00, na Basílica da Santíssima Trindade, que além dos peregrinos que se desloquem à Cova da Iria no Terceiro Domingo do Advento, contará com a especial participação dos colaboradores- funcionários e voluntários- do Santuário de Fátima. Durante a celebração proceder-se-á à bênção das imagens do Menino-Jesus.

PDF

HORÁRIOS

19 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.