08 de maio, 2016

IMG_1242.jpeg

 

Bispo de Leiria-Fátima presidiu à dedicação do novo altar do recinto de oração do Santuário

Obra foi projetada pelo arquiteto grego Alexandros Tombazis e pela arquiteta Paula Santos

 

O bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, presidiu hoje à celebração da dedicação litúrgica do novo altar e à consagração do presbitério no recinto de oração do Santuário de Fátima.

Na homilia da celebração, perante milhares de pessoas, o prelado explicou o simbolismo do ato de consagração, sublinhando que "o altar da Eucaristia é o altar da misericórdia de Deus”.

D. António Marto referiu-se à importância da Eucaristia, onde “Jesus ressuscitado se torna realmente presente com todo o seu mistério de amor com que se entregou até à Cruz”, lugar que “é a expressão suprema da misericórdia de quem se dá todo e dá tudo para eliminar todas as distâncias, para  oferecer o perdão, restabelecer a comunhão, vencer o ódio e a violência, curar as feridas do coração humano, dar vida nova, trazer a paz”.

“É este mistério do seu corpo dado e sangue derramado que celebramos no altar da eucaristia onde nos é oferecido em comunhão. O altar da eucaristia é também altar da misericórdia”, precisou.

Para o bispo de Leiria-Fátima esta dedicação interpela-nos por isso “a comungar na entrega de Jesus com  o mesmo pedido que Nossa Senhora fez aos pastorinhos” e isso significa “oferecer-lhe a nossa carne, com a humildade e a coragem de Maria” para que possa “continuar a habitar no meio dos homens; oferecer-lhe as nossas mãos para acariciar os pequenos e os pobres; os nossos braços para acolher e apoiar quem é fraco e trabalhar no serviços dos necessitados; a nossa mente para pensar e fazer projetos à luz das bem aventuranças e das obras de misericórdia; e, sobretudo, oferecer o nosso coração para amar e tomar decisões segundo a vontade de Deus”.

Só assim, afirmou ainda, “seremos instrumentos da misericórdia de Deus para que Jesus atue no mundo através de nós”.

D. António Marto saudou os participantes na peregrinação nacional dos jovens católicos, o 'Fátima Jovem' 2016, um dos 21 grupos inscritos neste domingo no Santuário de Fátima, maioritariamente portugueses.

“Caros jovens, levai a chama do amor misericordioso aos ambientes da vossa vida, a todas as pessoas que vivem nas periferias para que a misericórdia de Deus se estenda de geração em geração”, afirmou. Depois pediu o apoio na construção de  “uma Igreja de coração grande, próxima dos feridos e humilhados da história, ao serviço dos mais pobres”.

O novo presbitério, onde se inclui o altar, é uma “construção completamente nova” do arquiteto grego Alexandros Tombazis, o mesmo que assinou o projeto da Basílica da Santíssima Trindade, e pela arquiteta Paula Santos.

A zona de intervenção da obra, que decorreu desde março do ano passado, ocupa parte do antigo presbitério, que foi desmobilizado, as escadarias do Recinto e a zona das Colunatas.

O novo presbitério pretende, no seu conjunto e em cada um dos seus elementos, ser também entendido como uma obra de arte e conseguir uma integração harmónica no espaço envolvente.

Tem três pontos fundamentais – o altar, o ambão, e a cátedra –, aos quais se somam a cruz e o suporte para a imagem de Nossa Senhora, como elementos significativos daquele espaço. O novo presbitério terá capacidade para 120 concelebrantes, e descerá 2,4 metros na escadaria face à anterior estrutura, tornando-se assim mais próximo da assembleia.

A estrutura, defronte da Basílica de Nossa Senhora do Rosário, substituirá o presbitério que desde 1982, data da primeira visita do Papa João Paulo II a Fátima, marcou a fisionomia do Recinto de Oração.

O novo presbitério conta com dois pisos sendo o piso inferior subterrâneo, fundamentalmente destinado a serviços de apoio, Sagrada Reserva e Sacristia, e tem acesso direto ao piso do Presbitério por escadas e elevador. O projeto implicou uma reformulação da escadaria que manteve o mesmo tipo de calcário da região existente.

A obra contempla, para além da estrutura da pala, uma parede elevatória, junto do lugar onde fica a imagem de Nossa Senhora, que lhe dará recorte; uma escultura de Fernanda Fragateiro na parede de tardoz do presbitério; uma cruz e uma escultura de Cristo crucificado de Filip Moroder Doss e o ambão, o altar, as cadeiras da presidência, desenhados pelo arquiteto João Mendes Ribeiro.

O desenho destes três últimos elementos obedeceu a princípios claros de adequação aos pressupostos litúrgicos e funcionais de cada uma das peças, sintetizando um conjunto de intenções simbólicas e de coerência que se pretende que possam dar origem a um conjunto significante e expressivo, mas também funcional e em acordo absoluto com o carácter litúrgico que lhes é inerente.

No desenho de cada uma das três peças foram ainda tidas em conta todas as premissas relevantes do Projeto de Execução do Presbitério do Recinto de Oração, a que se procurou responder da forma mais integrada possível.

Destaque para a Cruz e o Cristo ressuscitado, duas peças desenhadas pelo escultor Filip Moroder Dosso, com 2,40 e 3metros de altura, respetivamente, e que simbolizam o mistério da salvação.

Para o reitor, Pe Carlos Cabecinhas, esta obra alcançou o seu duplo objetivo: dotar este recinto de oração de um presbitério funcional que assegure, simultaneamente, uma expressividade simbólica através de uma qualidade arquitectónica.

“Este presbitério marca a visibilidade do Santuário” e todo o recinto fica preparado “para acolher os peregrinos”, o que para o Santuário “é absolutamente relevante”, afirmou aos jornalistas no final da celebração.

“Neste horizonte do Centenário creio que estão reunidas todas as condições para celebrarmos condignamente este momento e para acolher o Papa na grande peregrinação de maio do próximo ano”, frisou.

Quanto à peregrinação aniversária de maio, que já se vive no Santuário, por estes dias, “o que os peregrinos podem esperar é uma preparação das nossas celebrações litúrgicas de modo a que a experiência de fé dos peregrinos seja a melhor mas também um enriquecimento da oferta para que quem venha possa ser enriquecido com outro tipo de celebrações que lhe falem de Fátima e da Mensagem de Fátima”.

PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 11h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.