13 de novembro, 2014

 
 
Padre Vítor Coutinho em entrevista: 
“Procurarei corresponder com toda a dedicação e lealdade à expressão de confiança que representa esta nomeação”
 
O bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, nomeia vice-reitor do Santuário de Fátima o padre Vítor Manuel Leitão Coutinho. O sacerdote assume as novas funções na data do decreto de nomeação, 13 de novembro de 2014. A nomeação surge em resposta ao pedido apresentado pelo reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, ao bispo de Leiria-Fátima.
Em breves declarações à Sala de Imprensa da Instituição, o sacerdote contextualiza a nomeação: “As funções que recentemente assumi [em setembro de 2014] como capelão do Santuário de Fátima estão em continuidade com a colaboração que já há alguns anos tenho prestado como coordenador da Comissão Organizadora do Centenário das Aparições de Fátima. Agora faço este trabalho, que entretanto se intensificou e que nos próximos anos vai aumentar, integrando a equipa de colaboradores internos do Santuário”.
O vice-reitor trabalhará em estreita colaboração com o reitor do Santuário de Fátima: “Como vice-reitor não tenho, obviamente, qualquer plano pessoal, uma vez que a função desse cargo é colaborar diretamente com o Senhor Reitor, desempenhando as tarefas que ele me confiar e assumindo os dossiês que entender delegar. Sei que o padre Carlos Cabecinhas tem em mãos bastantes projetos e planos, procurarei corresponder com toda a dedicação e lealdade à expressão de confiança que representa esta nomeação”.
Ainda que passe a deter tarefas específicas, o padre Vítor Coutinho entende a sua missão como “a mesma de todos os homens e mulheres desta Casa, que diariamente dão o melhor de si para que o Santuário de Fátima seja um espaço de acolhimento a peregrinos e visitantes, para que seja um «coração espiritual», para que as pessoas tenham ali possibilidade de estudo e reflexão, para que seja oportunidade de celebração da fé e de oração pessoal”.
Questionado sobre o significado do trabalho do Santuário de Fátima, o sacerdote responde: “É, sem dúvida, colaborar no anúncio da mensagem do Evangelho de Jesus Cristo, que nas aparições da Cova da Iria é acentuado nalguns dos seus aspetos mais importantes. E é também uma forma de contribuir para que milhares de pessoas possam encontrar meios de expressão, de celebração e de aprofundamento da sua fé”. Conclui salientando que “a devoção à Virgem Maria, tão central neste espaço, pode aproximar cada pessoa do coração de Deus”.
Vítor Manuel Leitão Coutinho colabora com o Santuário de Fátima desde 2008, como presidente e membro de comissões científicas de congressos e como coordenador da Comissão Organizadora do Centenário das Aparições de Fátima (COCAF). É professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica, em Lisboa; chefe de gabinete do Bispo Diocesano, diretor do Gabinete de Informação e Comunicação da Diocese de Leiria-Fátima e diretor da Fundação Signis, entidade responsável pelo jornal diocesano de Leiria-Fátima. É membro do Conselho de Direção da Revista Didaskalia e membro do Conselho de Redação da Revista Fátima XXI. Integra a Comissão de Ética para a Saúde do Hospital de Santo André, em Leiria, e é membro da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa.
Vítor Coutinho nasceu em 1966 e é presbítero da diocese de Leiria-Fátima desde 1991. Depois de completar os estudos filosófico-teológicos no Seminário de Leiria frequentou a Universidade de Münster (Alemanha) onde fez doutoramento em Ética Teológica, com especialização em Bioética. Tem lecionado cursos nas áreas da Bioética, da Ética Teológica e da Ética Médica, em diversas instituições de ensino superior. Trabalhou na formação de seminaristas, foi pároco em comunidades de portugueses no estrangeiro e tem colaborado na assistência pastoral em diversas paróquias.
LeopolDina Simões
A nomeação episcopal: https://www.leiria-fatima.pt/NOMEAÇÃO
PDF

HORÁRIOS

19 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.