13 de maio, 2011

Rio de Janeiro
A 28 de Maio foi inaugurado no Brasil, mais um espaço ligado à devoção a Nossa Senhora de Fátima. Isto porque, uma réplica da Capelinha das Aparições do santuário português foi construída no Rio de Janeiro.
Em declarações aos jornalistas na tarde de 12 de Maio, o reitor do Santuário de Fátima em Portugal, D. Virgílio Antunes, disse, a propósito este projecto: “Será um grande foco de difusão de Nossa Senhora de Fátima”.
Uma Imagem de Nossa Senhora de Fátima para essa Capelinha foi benzida no final da Missa internacional de 13 de Maio, no momento da bênção dos objectos religiosos. No dia seguinte foi levada para a cidade do Rio de Janeiro, onde será entronizada na referida Capelinha.
A inauguração deste novo espaço de devoção decorreu no dia 28 de Maio. Será presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, D. Orani João Tempesta. De Portugal deslocou-se ao Brasil o Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, e o Reitor do Santuário de Fátima, D. Virgílio Antunes.
A iniciativa desta construção é dos fundadores da associação "Tarde com Maria". Presentes em Fátima na Peregrinação Aniversária de Maio, no dia em que esta associação arquidiocesana cumpria 25 anos de existência, os seus representantes recordaram, em breve entrevista à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, o contexto deste projecto.
A ideia surgiu, recorda Berthaldo Soares, fundador e presidente da associação, por ocasião da peregrinação a Fátima de uma delegação de cinquenta pessoas ligadas à "Tarde com Maria", a 20 de Maio de 2006, nos vinte anos da associação.
Nessa viagem, que passaria também pela Santa Sé, Berthaldo Soares comprometeu-se pessoalmente, na Capelinha das Aparições, empenhar-se na construção de um novo santuário de Fátima no Brasil.
Os primeiros contactos com Portugal foram feitos com Mons. Luciano Guerra, antigo reitor do Santuário de Fátima. Foi necessário o acesso às plantas da Capelinha em Fátima, encontrar-se um espaço adequado para a construção e obterem-se os necessários apoios financeiros.
O auxílio da prefeitura local foi o primeiro grande impulso, com a oferta de um terreno de 14.000 metros quadrados, na zona sul do Rio de Janeiro. Um grupo crescente de beneméritos manifestou também o seu apoio à iniciativa. A obra levaria apenas dois anos a erguer-se.
O decreto de criação do Santuário Nossa Senhora de Fátima no Rio de Janeiro e da nomeação do primeiro reitor, o Cónego José Gomes Moraes, é datado de 13 de Maio de 2010. Foi assinado pelo arcebispo do Rio de Janeiro, D. Orani João Tempesta.
- Sobre a construção da original Capelinha das Aparições em Fátima. Portugal, e sobre as várias remodelações  veja aqui 
Arcebispo do Rio de Janeiro destaca importância da Mensagem de Fátima
“A Mensagem de Fátima é urgente”
A 14 de Maio, em mensagem divulgada na página oficial da Arquidiocese de S. Sebastião do Rio de Janeiro (www.arquidiocese.org.br), D Orani João Tempesta recordou as aparições de Nossa Senhora na Cova da Iria, em Portugal, e destacou a actualidade da Mensagem de Fátima.
“Neste momento histórico em que constatamos que a intolerância contra os cristãos acontece pelo mundo afora e, ao mesmo tempo, nesta mudança de época, quando decisões que deveriam ser debatidas pelo Congresso Nacional são impostas ao povo sem essa salutar discussão, num tempo em que tantos e tantas se lançam contra as pessoas de fé como se eles fossem cidadãos de segunda classe, sem alguns direitos que normalmente são concedidos a outros, será muito importante revisitarmos a mensagem de Fátima”, escreveu.
Após um breve relato das aparições, em 1917, o Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro lembrou a Mensagem de Fátima.
“Fátima é uma visita de Maria, nossa Mãe, na nossa época e para a nossa época. É uma Mensagem de afecto, um plano prático para a paz no mundo, uma promessa do Céu. São sinais que salientam aspectos da Revelação Cristã chamando as pessoas à conversão para nos salvar de perseguições, guerras, escravidão ou aniquilação. É, sobretudo, uma maneira de salvar as nossas almas do Inferno. A Mensagem de Fátima é para todos, em todas as épocas!”, sublinhou.
“A Mensagem de Fátima é pertinente e urgente, tanto naquela época como hoje: é uma súplica angustiada de quem nos vê em grande perigo e que vem oferecer a Sua ajuda e dar o Seu conselho. Por isso mesmo, o nosso convite para revisitarmos a mensagem de Fátima nestes tempos novos e difíceis!”, concluiu D. Orani Tempesta, na mensagem que intitulou “Maria em Fátima e Aparecida” e que disse ter escrito no Santuário brasileiro de Nossa Senhora de Aparecida, onde participava na 49ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
A terminar, lançou o convite para participação na inauguração da Capelinha de Fátima no Rio de Janeiro que, disse: “será um sinal plantado em nosso país a nos recordar da necessidade de conversão e contínua oração”.
LeopolDina Simões
 Fotografia: Momento da benção da Imagem destinada ao Brasil, por D. António Marto, a 13 de Maio em Fátima.
PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Missa, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 11h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.