19 de maio, 2024


santuario-de-fatima-19demaiode2024-solenidade-pentecostes-d-angel-fernandez-artemide-louvou-santa-maria-e-espirito-santo.jpg

Cardeal D. Ángel Fernández Artime propôs "viver segundo o Espírito da unidade e da verdade" na homilia de Pentecostes

"Queridos Irmãos e Irmãs, devemos viver segundo o Espírito da unidade e da verdade", "a fim de superar o fascínio de seguir as nossas próprias verdades" disse o reitor-mor dos Salesianos, na homilia dedicada ao Espírito Santo e a Maria. 

D. Ángel Fernández Artime destacou a beleza de celebrar o Pentecostes em Fátima: "Como é belo, meus queridos Irmãos e Irmãs, poder viver a grande Solenidade de Pentecostes, a grande comemoração da Efusão do Espírito Santo sobre os Apóstolos e Maria, reunidos no Cenáculo e poder celebrá-la juntos aqui, na casa da nossa Mãe, aqui em Fátima". Iniciou assim a homilia na Solenidade de Pentecostes, no dia 19 de maio, perante os muitos peregrinos e Salesianos atentos ao seu representante.

A partir do Recinto de Oração, D. Ángel Fernández Artime lançou um olhar para a atualidade: "Para que o Pentecostes seja renovado no nosso tempo, talvez seja necessário, sem tirar nada à liberdade de Deus, que nós e a nossa Igreja, estejamos menos ocupados em atividades e mais dedicados à oração", "pois o fruto do espírito é a oração e o Dom, o serviço e a dedicação aos outros".

Após uma partilha de pensamentos sobre o sentido, a relevância, e o poder da oração ao longo da História da Igreja, D. Ángel Fernández Artime centrou-se no presente quando declarou: "Queridos Irmãos e Irmãs, devemos viver segundo o Espírito da unidade e da verdade", "a fim de superar o fascínio de seguir as nossas próprias verdades".

santuario-de-nossa-senhora-do-rosario-de-fatima-19demaiode2024-solenidade-pentecostes-d-angel-fernandez-artemide-louvou-santa-maria-e-espirito-santo.jpg

Ao continuar a sua reflexão sobre Maria e o Espírito Santo, no contexto de Pentecostes, destacou, de novo, Maria, ao lembrar que o Papa Bento XVI evidenciou que "não há Igreja sem Pentecostes e não há Pentecostes sem a Virgem Maria". E sublinhou a presença de Maria, no tempo presente.

D. Ángel Fernández Artime concluiu a homilia com um convite a que os peregrinos reunidos na celebração de Pentecostes na Cova da Iria o acompanhassem no pedido coletivo dirigido a Maria: "Que Ela, Mãe do Redentor, e nossa Mãe, nos obtenha, por sua intercessão, uma renovada Efusão do Espírito de Deus sobre a Igreja, sobre o mundo e sobre todos nós".

na-solenidade-de-pentecostes-d-angel-fernandez-artemide-louvou-santa-maria-e-o-espirito-santo (1).jpg
 

PDF

HORÁRIOS

26 jun 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.