09 de agosto, 2019

2018-08-02_Peregrinacao_Agosto_2.jpg

 

Cardeal Marc Ouellet preside à Peregrinação a Fátima em Agosto

Milhares de migrantes são esperados na Cova da Iria a 12 e 13 de agosto

 

O Cardeal Marc Ouellet, prefeito da Congregação para os Bispos, preside à Peregrinação Internacional Aniversária de agosto, que evoca a quarta aparição de Nossa Senhora, a única das seis aparições da Virgem que não aconteceu na Cova da Iria. Nesse dia os três videntes estavam retidos em Ourém, pelo que Nossa Senhora apareceu seis dias depois nos Valinhos, data que é assinalada no dia 19 de agosto, com um programa noturno próprio.

O cardeal Marc Ouellet é canadiano, natural da província do Quebec, e é sacerdote da Companhia dos Padres de São Suplicio. É doutorado em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e foi feito cardeal em outubro de 2003, pelo Papa São João Paulo II. Foi consultor de vários dicastérios da Cúria romana e é desde 2010 o prefeito da Congregação para os Bispos e Presidente da Pontíficia Comissão para a América Latina.

Também nesse dia se faz memória do Muro de Berlim, construído de 12 para 13 de agosto de 1961, e dividiu a cidade de Berlim em duas, por um período de cerca de 30 anos, marcados pelo clima de guerra fria entre a Europa ocidental e a Europa de leste. Durante a Procissão das Velas, haverá uma paragem e uma oração junto ao bocado do Muro que se encontra em Fátima e que foi oferecido por um português residente na Alemanha. O arranjo do monumento é do arquiteto José Carlos Loureiro.

Esta Peregrinação Internacional Aniversária, em Fátima, tem a particularidade de integrar também a Peregrinação Nacional do Migrante e Refugiado, um dos pontos altos do programa da 47.ª Semana Nacional das Migrações, promovida pela Igreja Católica de 11 a 18 de agosto, cujo tema é “Não são apenas migrantes”.

Agosto é, de facto, um dos meses em que Fátima recebe mais migrantes, sobretudo da diáspora portuguesa.

O início da peregrinação tem lugar no dia 12, às 18h30 na Capelinha das Aparições. À noite, haverá a recitação do Rosário, seguida da Procissão das Velas e Missa da Vigília, no Recinto de Oração, às 21h30 e 22h00, respetivamente.

A missa internacional no dia 13, começa às 10h00, e integrará a tradicional oferta do trigo, pelos peregrinos, no momento da apresentação dos dons, um ritual que se celebra desde 13 de agosto de 1940, quando um grupo de jovens da Juventude Agrária Católica, de 17 paróquias da diocese de Leiria, ofereceu 30 alqueires de trigo destinados ao fabrico de hóstias para consumo no Santuário de Fátima. No ano passado, o Santuário recolheu 4.685 kg de trigo e 327 kg de farinha, oferecidos pelos peregrinos. Em 2018 foram consumidos no Santuário: 1 220 000 partículas; 11.000 hóstias médias e 400 hóstias grandes.

As celebrações desta peregrinação têm transmissão em direto em www.fatima.pt.

PDF

HORÁRIOS

20 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.