06 de setembro, 2016

3J3A5420.jpg

 

Cardeal português propõe Fátima como "cátedra do mundo"

D. José Saraiva Martins levou saudação do Papa a participantes no Congresso Mariológico Mariano Internacional

 

O cardeal português, D. José Saraiva Martins, afirmou hoje em Fátima que o Santuário e a mensagem das aparições na Cova da Iria devem ser vistos não só como o altar do mundo mas como a  «cátedra do mundo», apontando caminhos para os problemas da humanidade.

O prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos é o enviado especial do Papa Francisco ao 24º Congresso Mariológico Mariano Internacional 2016, com o tema 'Acontecimento Fátima cem anos depois. História, mensagem e atualidade', que começou esta tarde no santuário nacional e que se prolonga até ao próximo domingo, dia 11 de setembro.

Na sessão de abertura, que começou com a oração de Vésperas na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, D. José Saraiva Martins começou por lembrar a mensagem do Santo Padre sublinhando  a «popularidade» da Mensagem de Fátima, que se apresenta como uma «síntese do Evangelho», que aponta o caminho para resolver os «problemas morais» da humanidade.

O antigo prefeito da Congregação para as Causas dos Santos (Santa Sé) fez eco da mensagem que o Papa escreveu para este congresso, divulgada pelo Santuário de Fátima, na qual destaca «um evento de singular importância» para «promover o culto mariano na Igreja Católica».

Para o bispo de Leiria Fátima, D. António Marto, Fátima é uma verdadeira chave de leitura dos sinais dos tempos e, por isso, «merece que lhe seja dedicado um congresso como este».

Dirigindo-se a D. José Saraiva Martins, presidente do congresso, agradeceu a sua presença por «ser filho da pátria lusitana, reconhecido pela sua devoção a Nossa Senhora de Fátima, por ser tão afetivamente ligado à mensagem e à sua divulgação e pela afetividade demonstrada pelos pastorinhos em cujo processo de beatificação tanto se empenhou».

Referindo-se ao fenómeno Fátima como «incontornável na história da igreja e da humanidade», D. António Marto frisou a importância desta mensagem para ler os sinais do mundo.

«Olhando os sinais do tempo do século XX, Fátima encontra-se entre os maiores e anuncia na sua mensagem muitos dos restantes sinais», realçou o bispo de Leiria-Fátima considerando que, «talvez só hoje», passado um século, se está em condições de se compreender «com maior profundidade a verdade e todo o alcance desta mensagem para a Igreja e para a humanidade». E, terminou fazendo votos de que este congresso seja um «contributo sério e válido para o aprofundamento do conhecimento da mensagem de Fátima com um olhar mais sapiente».

«A realização deste Congresso é, para o Santuário de Fátima, motivo de grande contentamento, pelo que representa para o estudo científico de Fátima» salientou, por seu lado, o reitor do Santuário de Fátima.

Discursando também na sessão de abertura, o Pe Carlos Cabecinhas salientou que o congresso que se realiza em Fátima até domingo permitirá fazer um balanço «dos estudos científicos feitos até à data, aprofundar as várias dimensões da mensagem» e refletir «sobre a atualidade dessa mensagem».

A realização do congresso, no contexto do centenário das aparições, «vem sublinhar a convicção de que a celebração deste jubileu é desafio e oportunidade para um estudo científico pluridisciplinar de Fátima», afirmou o reitor do Santuário.

O responsável pelo santuário mariano da Cova da Iria lembrou que promover este tipo de eventos é também uma missão do Santuário pois para além da missão de acolher peregrinos e propor-lhes a vivência da mensagem de Fátima compete-lhe, igualmente, “preservar as ‘fontes’ da Mensagem de Fátima e promover o seu conhecimento e divulgação, através de estudos apropriados, estabelecendo com outras entidades os acordos de cooperação que achar convenientes”.  Uma preocupação que o reitor fez questão de sublinhar que «não é nova» e que «será reforçada» com a  realização deste encontro.

Foi neste sentido, também, a intervenção do Pe Vincenzo Battaglia, presidente da Pontificia Academia Mariana Internacional, promotora do Congresso, em colaboração com o Santuário de Fátima e com as sociedades mariológicas de diversos países.

Durante o evento vão ser apresentados e discutidos os resultados de um estudo rigoroso, crítico e atualizado da documentação inerente à história do evento ocorrido em Fátima.

Este Congresso Mariológico Mariano é considerado o mais importante momento internacional de reflexão na área da mariologia, e no que toca ao acontecimento de Fátima.

Nele participam especialistas da mariologia e estudiosos provenientes de diferentes partes do mundo.

As sessões plenárias deste congresso, durante a manhã, serão transmitidas em www.fatima.pt

 

SAUDAÇÃO DE D. ANTÓNIO MARTO

TAGS

congresso
PDF

HORÁRIOS

29 abr 2024

Missa, em inglês, na Capelinha das Aparições

  • 15h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.