01 de julho, 2016

3J3A3850.JPG

 

Casa do Jovem no Santuário de Fátima reabre este sábado num novo espaço

Localizado na colunata norte, pretende ser um espaço de oração e partilha.

 

A partir de amanhã e até ao segundo fim-de-semana de setembro, a Casa do Jovem, situada na colunata norte do Santuário de Fátima, apresenta-se como um lugar de acolhimento dos jovens,  sempre disponível para quem chega à Cova da Iria.

Com acesso pelo interior do recinto, este espaço dispõe de capela, sala de audiovisual e sala de convívio – o Bibliotecafé, com livros, música e atividades várias, onde os jovens podem sentir, simultaneamente, o acolhimento próprio de um lugar mais reservado e a abertura para descobrir e partilhar vivências e aprofundar a mensagem de Fátima.

«Um dos objetivos é que cada jovem se possa sentir em casa. É um espaço dentro do Santuário de Fátima onde se pode simplesmente estar ou aprofundar a fé, descobrir mais sobre Fátima, ou estar com os seus amigos a conversar», conta a Ir. Bernardete de Oliveira, da Aliança de Santa Maria e coordenadora da Casa do Jovem. 

A responsável pela Pastoral das Crianças e Jovens no Santuário de Fátima garante que «Não é um espaço só para aqueles que sabem tudo sobre Fátima, mas é sobretudo para aqueles que não sabem nada sobre Fátima, porque quando vamos a um lugar que não conhecemos procuramos um sítio onde nos vamos sentir mais confortáveis e a Casa do Jovem vai proporcionar isso mesmo».

A capela da Sagrada Família dá apoio à Casa do Jovem, «tem sempre a presença de Jesus para fazer adoração individual ou em grupo, ou mesmo oração, com ajuda de umas pagelas», afirma a Ir. Bernardete, que considera que o espaço tem muita luz: «a luz natural e a Luz do Senhor».

No âmbito das celebrações do Centenário das Aparições do Anjo, o espaço recria a paisagem dos Valinhos.

Para dinamizar o lugar, haverá todos os fins-de-semana uma equipa de voluntários de várias congregações e movimentos católicos: Aliança de Santa Maria, Servas e Servos do Coração Imaculado de Maria, Oblatas de Maria Virgem de Fátima, Ordem dos Carmelitas Descalços/Jovens Carmelitas, Movimento da Mensagem de Fátima-sector juvenil, SDPJ Leiria-Fátima e Convívios Fraternos Leiria-Fátima.

«Não há limite de idade, pode ir quem se sinta jovem e mesmo quem vá acompanhar um jovem», salienta a religiosa da Aliança de Santa Maria.

A Casa do Jovem abre amanhã, dia 2 de julho, e vai funcionar aos sábados e domingos até ao segundo fim-de-semana de setembro. O horário de funcionamento é das 09h00 – 12h30 e 14h30 – 19h00. 

CF

PDF

HORÁRIOS

27 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 16h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.