16 de agosto, 2017

DSC06649.JPG

 

Casa-Museu de Aljustrel celebra 25 anos

Data é assinalada com uma visita simbólica do Reitor, antes de iniciar a oração nos Valinhos, junto ao monumento que invoca a quarta aparição de Nossa Senhora no próximo dia 19 de agosto

 

A Casa-Museu de Aljustrel completa no próximo dia 19 de agosto 25 anos e, nesse dia, as entradas no espaço museológico serão gratuitas. Às 14h00 o reitor do Santuário de Fátima visitará a Casa-Museu, antes de iniciar o momento de oração nos Valinhos junto ao monumento que invoca a quarta aparição de Nossa Senhora aos três Pastorinhos.

Inaugurada em 19 de agosto de 2000, a Casa-Museu de Aljustrel, no centro da aldeia que viu nascer os Pastorinhos de Fátima, exibe há 25 anos testemunhos materiais relativos ao quotidiano das populações ao tempo das aparições.

O espólio que ali se expõe de forma permanente pertence, sobretudo, à Coleção “Mobiliário, Casa e Trabalho”. É mostrado na casa contígua à casa de Lúcia de Jesus, que outrora pertenceu à madrinha da vidente, e encontra-se organizado em diferentes núcleos que levam o visitante ao Portugal rural das primeiras décadas do século passado, podendo percorrer o “ciclo das profissões”, o “ciclo do pão” e o “ciclo da casa”, percepcionáveis através dos diferentes espaços domésticos.

Desde o dia da sua abertura já visitaram o espaço 480.603 visitantes. Em 2016, a Casa-Museu foi visitada por 13.620 visitantes, 11.746 fizeram-no individualmente e 1.874 visitaram o espaço museológico em grupo, num total de 65 grupos organizados. A maioria dos visitantes é portuguesa mas também se registam visitantes de todos os continentes, destacando-se pelo seu expressivo número os visitantes de origem italiana, espanhola, polaca, alemã, mas também indiana, colombiana, peruana, sul coreana e até da Nova Zelândia.

Programa do Dia 19 

10h00 - Rosário, Capelinha das Aparições

10h45 - Procissão para a Basílica da Santíssima Trindade

11h00 - Missa, Basílica da Santíssima Trindade

14h30 - Celebração com Partida em Aljustrel e oração do terço nos
Valinhos

PDF

HORÁRIOS

18 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.