04 de novembro, 2020

2020-11-04_Catalogo_Vestida_de_Branco_11.jpg

Santuário de Fátima publica catálogo da exposição “Vestida de Branco”

Publicação já se encontra disponível nas lojas físicas do Santuário e na loja online.

 

Já se encontra disponível, nas lojas do Santuário de Fátima, o catálogo da exposição temporária comemorativa do centenário da primeira escultura de Nossa Senhora de Fátima, “Vestida de Branco”. Com coordenação de Marco Daniel Duarte, que assumiu o comissariado da exposição, a obra reúne informação sobre os 152 objetos que puderam ser vistos na mostra, que esteve de portas abertas entre 30 de novembro de 2019 e 15 de outubro de 2020.

“O presente catálogo prolongará no tempo a exposição que, mesmo no duro contexto da pandemia que vivemos, excedendo todas as expetativas, contou com mais de 100 mil visitantes. Reúne não só peças que deram corpo à exposição, mas também estudos que atualizam o conhecimento sobre a Imagem e os seus protagonistas”, escreve o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, na abertura do catálogo.

O índice do presente volume, que é o 4º da coleção “Arte e Património”, do Santuário de Fátima, apresenta quatro grandes conteúdos: estudos sobre a Imagem; uma análise museológica da exposição; uma descrição catalográfica de cada uma das peças que estiveram patentes na mostra e, no final, uma galeria fotográfica da preparação da exposição, de cada um dos seus núcleos e das visitas guiadas e temáticas realizadas.

Colaboram nesta obra investigadores de diversas áreas: museologia; conservação e restauro; inventário; liturgia, jornalismo e comunicação. O cardeal D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, abre o capítulo dedicado aos estudos com uma meditação teológico-espiritual sobre a beleza de Maria. Também assina um contributo Piero Marini, mestre de celebrações litúrgicas pontifícias e cerimoniário do Papa São João Paulo II, que recorda, nesta obra, a piedade mariana do falecido Pontífice.

O catálogo da exposição “Vestida de Branco”, encadernado em capa dura, está disponível nas lojas físicas do Santuário e na loja online.

PDF

HORÁRIOS

30 mar 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.