02 de dezembro, 2020

3J3A7929.JPG

Celebrações do fim de semana e da Solenidade da Imaculada Conceição em Fátima com transmissão `online´

Regras do Estado de Emergência no concelho de Ourém obrigam Santuário a ajustar novamente o programa celebrativo

 

A celebração da Solenidade da Imaculada Conceição decorrerá na Basílica da Santíssima Trindade, no dia 8 às 11h00 e será presidida pelo Reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas.

A Missa, que neste dia é celebrada habitualmente no Recinto de Oração, este ano decorrerá na Basílica da Santíssima Trindade, com a presença de peregrinos e  terá transmissão através dos meios de comunicação social e digital do Santuário em www.fatima.pt e na página do facebook do Santuário.

Na véspera, durante o Terço, na Capelinha das Aparições, às 21h30, será proclamado o dogma da Imaculada Conceição de Maria (anunciado pela primeira vez a 8 de dezembro de 1854, através da bula ‘Ineffabilis Deus’, a qual declara a santidade da Virgem Santa Maria desde o primeiro momento da sua existência, sendo preservada do pecado original) e no final haverá um momento de Consagração a Nossa Senhora.

A impossibilidade de circulação entre concelhos e o recolher obrigatório decretados para Fátima, ao abrigo do Decreto do Estado de Emergência em vigor,  limita a presença de peregrinos de outros concelhos para além do de Ourém.

Aliás, devido à imposição do recolher obrigatório, a partir das 13h00, em Fátima no próximo fim de semana, de 5 e 6 de dezembro, apenas se manterão as missas de manhã: 7h30, 9h00 e 11h00, todas na Basílica da Santíssima Trindade. Mantém-se a oração do terço, na Capelinha, com transmissão pelos meios de comunicação social e digital, às 18h30 e 21h30, mas sem a participação de peregrinos. Dia 5, como se trata do primeiro sábado, mantém-se o programa habitual, embora sem a presença de peregrinos, apenas com a transmissão nos meios de comunicação social e digital da hora de reparação, às 14h00, seguida da catequese com Exposição do Santíssimo Sacramento, às 15h00, a partir da Basílica de Nossa Senhora do Rosário.

Nos dias 6 e 8 de dezembro, a Missa das 11h00, terá interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

Recordamos que neste novo ano pastoral, iniciado no passado domingo, sob o tema “Louvai o Senhor, que levanta os fracos”,  inspirado na frase bíblica “Jovem, eu te digo, levanta-te!”, do evangelho de Lucas (Lc7,14), os peregrinos são convidados a olhar para a mensagem de Fátima como a expressão da solicitude materna para com uma humanidade frágil e em sofrimento, sobretudo num tempo como o desta pandemia que o mundo atravessa.

PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.