09 de abril, 2020

D0169865.jpg

 

Celebrações do Tríduo Pascal com transmissão online em www.fatima.pt

Santuário celebra a Páscoa sem peregrinos

 

Pela primeira vez na sua história o Santuário de Fátima está a viver a Semana Santa e, em particular o Tríduo Pascal, com todas as celebrações na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima sem assembleia e com transmissão integral pelos meios de comunicação social e digital.

A pandemia provocada pelo coronavírus e o consequente estado de emergência em que se encontra o país, e grande parte do mundo, obrigou a Igreja a suspender alguns dos ritos destas celebrações, impondo que todas elas decorressem sem assembleia.

O Santuário de Fátima vai, por isso, viver estes dias num clima de recolhimento, sem a presença de muitos dos grupos que habitualmente peregrinam à Cova da Iria neste tempo de Quaresma e Páscoa, sobretudo espanhóis que, dada a proximidade geográfica, têm por tradição visitar Portugal nesta quadra festiva.

No entanto,  na Cova da Iria, mesmo sem peregrinos, manter-se-á praticamente todo o programa da Semana Santa e do Tríduo Pascal adaptando-o às circunstâncias do momento. O  Santuário transmitirá através dos meios digitais todas as celebrações do programa oficial levando, desta forma, Fátima e o colo materno de Nossa Senhora a todos os que gostariam de estar em Fátima nesta época do ano.

No canal Santuário de Fátima do youtube, que conta já com mais de 80 mil subscritores,  e na página oficial do Facebook Fátima, que é seguida por 1,1 milhões de pessoas em todo o mundo, serão transmitidas: a missa Vespertina da Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa e, na Sexta-feira Santa, as Laudes bem como a Paixão, com uma intenção especial de oração pelos doentes, pelas vítimas diretas e indiretas desta pandemia provocada pelo Covid-19 e por todos os que, de uma forma ou de outra, trabalham para que a vida não pare. Neste dia, o Santuário oferecerá ainda a transmissão de uma Via-sacra, feita a partir do Itinerário do Peregrino, mas sem a participação de fiéis.

No Sábado, além das Laudes, será recitado o Terço, ao meio dia;  será celebrada uma Via-matris na Basílica de Nossa Senhora do Rosário e Vésperas. A Vigília Pascal, a celebração mais importante deste ciclo litúrgico, será celebrada com as mesmas disposições quanto à ausência de fiéis, dentro da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

O calendário e a forma como decorrerão as celebrações foram decididos em função das disposições definidas pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos (Santa Sé), com um decreto de 25 de março de 2020 bem como as próprias orientações do bispo diocesano, em conformidade com as orientações da Conferência Episcopal Portuguesa.

Todas as celebrações do Tríduo Pascal serão presididas pelo Reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas e podem ser seguidas em direto em www.fatima.pt, Facebook do Santuário de Fátima, Sapo, MeoKanal707070 e TV e Rádio Canção Nova.

 

Tríduo Pascal

Quinta-Feira Santa, dia 9

18:00 – Missa Vespertina da Ceia do Senhor

 

Sexta-Feira Santa, dia 10

09:30 – Laudes

15:00 – Celebração da Paixão do Senhor

18:30 – Via-Sacra (transmissão da Via Sacra gravada)

 

Sábado Santo, dia 11

09:30 – Laudes

12:00 – Rosário

15:00 – Oração a Nossa Senhora da Soledade (Via Matris)

17:30 – Vésperas

 

Páscoa da Ressurreição do Senhor

Sábado, dia 11

21:30 – Vigília Pascal

 

Domingo, dia 12

11:00 – Missa

Segue-se o programa das celebrações nos horários habituais

 

PDF

HORÁRIOS

27 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.