09 de abril, 2022

3J3A2920.JPG

“Celebremos a Páscoa!”

Santuário inicia vivência da Semana Santa com um retiro e uma formação para os voluntários da liturgia

 

O Santuário vive este sábado duas propostas formativas para a vivência da Semana Santa que se inicia amanhã com o Domingo de Ramos: o retiro “Pela cruz à vida- o dom de si como caminho Pascal” e a formação para voluntários litúrgicos, centrada nesse convite a viver cada dia do ano com o sentido da Páscoa.

“É necessário que o nosso celebrar a Páscoa seja um verdadeiro fazer Páscoa, no sentido de uma experiência que envolva cada um e toda a comunidade, deixando um sinal da nossa experiência pessoal, familiar e eclesial”, disse esta manhã o diretor do Departamento de Liturgia do Santuário, padre Joaquim Ganhão, no inicio da formação aos voluntários Leitores e Ministros Extraordinários da Comunhão (cerca de uma centena) que participam no encontro proporcionado pelo Santuário em ordem a uma melhor preparação da Semana Santa.

O sacerdote propôs uma “viagem” pelos vários momentos da Semana Santa, focando o significado de cada um deles, desde o Domingo de Ramos até ao Dia da Páscoa da Ressurreição do Senhor, a partir dos documentos do magistério.

O encontro formativo, o quarto da programação do Departamento de Liturgia para este ano pastoral, decorre no Centro Pastoral de Paulo VI.

3J3A2910.JPG

Na Casa de retiros de Nossa Senhora das Dores decorre até Domingo, o retiro espiritual "Pela cruz à vida – O dom de si como caminho pascal", uma proposta que se apresenta como itinerário de preparação à celebração da Páscoa, através do acolhimento do sentido da cruz como passagem à vida.

3J3A2898.JPG

A partir do exemplo de entrega decidida a Deus dos Pastorinhos de Fátima, que os tornou “primeiros e maiores sinais” da mensagem de esperança que Fátima oferece ao mundo, para perspetivar a entrega de Cristo, na cruz, o encontro desafia-nos a olhar para este testemunho de vida cristã.

O encontro é dinamizado pela Escola do Santuário, do Departamento de Acolhimento e Pastoral, e é orientado pelo padre Francisco Pereira, capelão do Santuário de Fátima.

Este sábado, momentos de reflexão abordarão temas relacionados com o tempo pessoal: “O desejo de dar alegria”; “O fogo que arde no coração”; “Obediência e abandono em Deus” e “Graça e Misericórdia”. O final do dia é vivido com a celebração da Missa e adoração eucarística. Após o jantar, os participantes são convidados a participar na recitação do Rosário, na Capelinha das Aparições. O último dia começa com um momento de partilha orante, após a oração da manhã, ao qual se segue a Missa de Domingo de Ramos, no Recinto de Oração. Depois do almoço, o fim-de-semana termina com Via-sacra, no Recinto de Oração.

A partir de amanhã, até domingo de Páscoa, o santuário oferece um programa espiritual a todos os peregrinos com meditações, momentos de oração e vivência eucarística. Este programa pode ser seguido também em www.fatima.pt, no facebook e no youtube do Santuário de Fátima, Canção Nova e Rádio Maria.

PDF

HORÁRIOS

23 abr 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.