13 de setembro, 2015


 
D.  Pietro Parolin, cardeal secretário de Estado do Vaticano, preside à peregrinação internacional aniversária de outubro de 2016, no Santuário de Fátima, no ano que antecede os 100 anos das aparições. D. Manuel Clemente, cardeal patriarca de Lisboa, preside à peregrinação de maio de 2016.
 
O anúncio foi feito por D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, à agência Ecclesia, no final da visita ad limina dos bispos portugueses, que decorreu na última semana no Vaticano: “Tínhamos feito o convite e ele [D. Pietro Parolin] ter-se-á aconselhado com o Papa, que lhe terá dito: ‘vais abrir o caminho, vai como percursor’”. 
 
Será a primeira vez que o secretário de Estado do Vaticano virá a Fátima. “Ele disse-me: ‘vou de certo modo egoisticamente, porque é a primeira vez que vou a Fátima. Nunca lá estive e tenho desejo profundo de conhecer’”, revelou D. António Marto aos jornalistas.
 
O Centenário das Aparições foi, aliás, um dos temas em destaque no decorrer do encontro dos bispos de Portugal com o Papa Francisco, que manifestou de novo a vontade de ir a Fátima. Nas palavras de D. António Marto, o Papa Francisco “tem mesmo um desejo profundo, interior, de ir a Fátima, em Maio de 2017”.
 
Em informação divulgada pela agência Ecclesia “o Centenário das Aparições e a relevância do Santuário de Fátima foi um tema que marcou a visita ad limina”. 
 
Segundo declarações prestadas pelo bispo de Leiria-Fátima à agência de informação, na Congregação para a Doutrina da Fé foi comunicado que o Centenário das Aparições não se reduz a eventos, mas acontece “a partir de um programa pastoral de evangelização ao longo de sete anos”. Na Congregação para a Educação Católica foi falado sobre o Centro de Mariologia, de estudos mariológicos, em Fátima, e no Conselho Pontifício para a Nova Evangelização foi afirmada a centralidade do Santuário para a “irradiação do Evangelho em todo o mundo”.
 
LeopolDina Simões 


Fotografia: CNS/Paul Haring
PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.