17 de janeiro, 2020

2019-06-10_Encenacao_1.jpg

 

Centenário da morte de Santa Jacinta Marto desafia crianças e adolescentes a viverem a Mensagem de Fátima

Santuário aposta em quatro formatos, com programa próprio, para ajudar as crianças e adolescentes a aprofundar a espiritualidade dos Pastorinhos

 

Os primeiros sábados com as crianças, Um dia com o Francisco e a Jacinta, Visitas acompanhadas e a Peregrinação das Crianças são quatro propostas concretas que o Santuário de Fátima, através do Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima, desenvolve e propõe neste ano em que se assinala o centenário da morte de Santa Jacinta Marto.

Estas propostas, dirigidas a grupos de crianças e adolescentes de maneira diversa, pretendem oferecer aos participantes uma experiência rica, significativa e dinâmica dos espaços do acontecimento de Fátima, das suas figuras de santidade e do conteúdo da sua mensagem.

criancas com terco.jpgNo primeiro sábado de cada mês, e em resposta à devoção dos Primeiros Sábados, as religiosas da Aliança de Santa Maria desenvolvem um programa centrado na valorização da reparação e da consolação do Coração Imaculado de Maria. O programa começa às 14h00 na Capelinha e termina às 16h00, com a celebração do Sacramento da Reconciliação.

Flor no recinto.jpgUm dia com o Francisco e a Jacinta é uma proposta dirigida a grupos de crianças, com idades entre os 6 e os 12 anos, que tem como propósito dar a conhecer, por um lado, a vida dos santos Francisco e Jacinta Marto como modelos de santidade para os dias de hoje, concretamente, para as crianças, e por outro, a centralidade da amizade com «Jesus escondido» por meio da adoração eucarística. No fundo, é uma introdução à espiritualidade de Fátima acentuando a dimensão eucarística, que tem um lugar central. O acolhimento das crianças faz-se às 10h00 e o programa termina por volta das 16h00, com um momento na Capelinha das Aparições. Este programa realiza-se no terceiro sábado dos meses de janeiro, março, abril, maio, junho, outubro e novembro.

criancas e maria.jpg

A Visita Acompanhada, outra das propostas da pastoral das crianças visa, através de um itinerário pelos espaços do Santuário, proporcionar uma experiência vivencial com a vida dos pastorinhos. O programa começa com o visionamento de uma história- “O Dia em que o Sol bailou- às 10h00, e termina com uma visita às Casas dos Pastorinhos, em Aljustrel.

Estas propostas são reforçadas pela Peregrinação Nacional das Crianças, uma das mais importantes que o Santuário acolhe ao longo do ano, a 9 e 10 de junho. Destinada particularmente a crianças em grupos de catequese, esta peregrinação tem em cada ano um tema específico que serve de mote para reflexão e celebração.

Este ano, excecionalmente, no final da Missa das 11h00, na Basílica da Santíssima Trindade, aos sábados far-se-á sempre a bênção das crianças presentes.

PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.