12 de setembro, 2019

2019-09-12_Conferencia_Roteiros_2.jpg

Centro Nacional de Cultura disponibiliza Caminhos de Fátima em roteiros

Iniciativa sistematiza, em livro, três caminhos até à Cova da Iria: Tejo, Nazaré e Norte.

 

 

Os roteiros “Caminhos de Fátima” foram apresentados esta tarde, no Santuário de Fátima, numa iniciativa do Centro Nacional de Cultura (CNC), que e sistematiza, em livro, três percursos até à Cova da Iria.

Os três os itinerário – Caminho do Tejo, Caminho da Nazaré e Caminho do Norte, com início em Lisboa, Nazaré e Valença, respetivamente – estão compilados em livros individuais, com informação, em português, inglês e espanhol, sobre a paisagem, o património e a cultura dos vários percursos, culminando num capítulo onde são apresentados os diferentes espaços do Santuário de Fátima.

A comandar a apresentação dos três roteiros, na Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, esteve a presidente do CNC, Maria Calado, que assumiu a emoção e a “grande responsabilidade” que deriva deste projeto, concretizado em três roteiros culturais “que proporcionam uma verdadeira espiritualidade”.

“Entendemos os Caminhos de Fátima como itinerários culturais e religiosos, estruturados num tema que está em sintonia com os objetivos de uma peregrinação, que é fazer uma caminho, em direção a um destino, numa relação com o mundo que nos rodeia”, explicou a presidente do CNC, ao percorrer os diferentes percursos apresentados, que conduzem ao Santuário de Fátima, que definiu como “lugar de fé e espaço de arte”.

O lançamento contou com a presença do reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, que sublinhou a oportunidade do projeto e agradeceu este “importantíssimo contributo para a valorização da experiência dos peregrinos de Fátima”.

“Em boa hora o Centro Nacional de Cultura, pioneiro na atenção aos Caminhos de Fátima como itinerários religiosos e culturais, que há tantos anos vai assinalando, preparando e acarinhando, decidiu publicar estes roteiros”, disse o padre Carlos Cabecinhas.

Em representação do Turismo de Portugal, que apoiou este projeto, esteve Teresa Ferreira, que demonstrou “grande satisfação” por este projeto “bastante estruturante e estratégico” e pela sua concretização num “conjunto de materiais que dignificam e consolidam” estes percursos.

“Os Caminhos de Fátima integram-se num projeto maior, que designámos ‘Os Caminhos da Fé’, e que, no fundo, tenta materializar alguns dos valores que estão inerentes ao próprio país, um país de paz, que sabe acolher todos os que aqui chegam, de onde quer que venham”, disse a responsável, ao caracterizar os roteiros dos Caminhos de Fátima como uma “oferta diferenciadora e identitária”.

Numa vídeo-mensagem, a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho (ausente por se encontrar numa reunião internacional), perspetivou os novos roteiros como um instrumento “inspirador” de promoção e comunicação em prol da paz.

Os roteiros “Caminhos de Fátima” têm por finalidade “criar condições seguras e aprazíveis para peregrinos e caminhantes que se dirigem ao Santuário de Fátima, evitando as estradas com grande circulação automóvel em favor de caminhos de terra e de pequenas estradas rurais com pouca circulação”, e “percorrem territórios variados, com grande interesse cultural e paisagístico, e articulam-se com outros itinerários de âmbito nacional e internacional”, lê-se na introdução de cada roteiro.

Os Roteiros dos Caminhos de Fátima, também disponíveis em www.caminhosdefatima.org, são uma iniciativa do Centro Nacional de Cultura, desenvolvida no contexto do Programa Valorizar (Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior), implementados em parceria com múltiplas instituições (autarquias, Turismo de Portugal, associações, organismos públicos e entidades civis e religiosas) e em articulação com o Santuário de Fátima.

 

PDF

HORÁRIOS

27 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.